Investigação

A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspetivas de futuro

Este projeto de investigação interdisciplinar pretende contribuir para uma melhor compreensão da Aliança Luso-Britânica – a mais antiga aliança diplomática ainda em vigor. O projeto assinala o 650º aniversário da Aliança através de uma análise abrangente das suas interações passadas e presentes, assim como do seu futuro, num contexto marcado pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Este projeto envolve – pela primeira vez num projeto a longo prazo sobre a Aliança – um grupo interdisciplinar de investigadores portugueses e britânicos provenientes das várias áreas do direito, história, ciência política, paleografia, diplomática, literatura e musicologia. Reúne várias Faculdades das Divisões de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Oxford, o JusGov – Centro de Justiça e Governança da Universidade do Minho; o CHSC – Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra; o CICP Centro de Investigação de Ciência Política, Universidade de Évora, o IEP -Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa; e investigadores da Universidade de Cardiff e da Universidade Nova de Lisboa. Coletivamente, irão analisar a Aliança Luso-Britânica a partir de quatro perspetivas – jurídica, política, histórica e cultural – que se complementam mutuamente no estabelecimento de uma compreensão mais profunda dos momentos-chave do passado da Aliança e do seu presente, perspectivando-se, igualmente, uma visão sobre o seu futuro.

 

INVESTIGADORES

Alexandra M. Rodrigues Araujo

Investigadora Responsável, Universidade Do Minho, JusGov

Owen Rees

Investigador Responsável, Universidade de Oxford, Faculdade de Música

José Sérgio Ribeiro

Co-Investigador Responsável, Universidade do Minho, JusGov

Allan Francis Tatham

Universidade do Minho

Ana Lúcia Curado

Universidade do Minho

Evanthia Balla

Universidade de Évora

Jenny Benham

Universidade de Cardiff

Joana Aguiar e Silva

Universidade do Minho

João Carlos Espada GOM

Hon OBE, Universidade Católica Portuguesa

José Pedro Paiva

Universidade de Coimbra

Liam Gearon FRA

FHEA, Universidade de Oxford

Maria de Assunção Vale Pereira

Universidade do Minho

Maria João Rodrigues de Araújo

Universidade de Oxford

Maria José Azevedo Santos

Universidade de Coimbra

Patrícia Jerónimo

Universidade do Minho

Russell Sandberg

Universidade de Cardiff

Silvério Rocha e Cunha

Universidade de Évora

Teresa Pinto Coelho

Universidade Nova de Lisboa

Thomas Earle GOIH

Universidade de Oxford
Congressos, Seminários e Workshops

Congresso Internacional sobre a Aliança Luso-Britânica, por ocasião dos 650 anos do Tratado de Tagilde, 6-9 de  Julho de 2022,  Universidade do Minho, Braga.

Pode encontrar mais detalhes sobre os congressos, conferencias e workshops realizados no âmbito deste projeto de investigaçao na Seçao Atividades aqui.


 

The British National Archives

 

No âmbito das comemorações Portugal-UK 650, os Arquivos Nacionais Britânicos estão a fazer um levantamento dos documentos que dispõem relacionados com a Aliança Luso-Britânica e a  reunir case studies sobre a amizade e as relações entre os dois países.

Os National Archives são o Arquivo Oficial e Publisher do Governo Britânico, de Inglaterra e de Gales.

Os National Archives possuem os originais dos Tratados Luso-Britânicos do século XIV: o Tratado de Tagilde de 1372; o Tratado de Londres “Tratado de Paz, Amizade e Aliança” de 1373 e o Tratado de Windsor 1386.

Coordenador: Sean Cunningham, Head of Medieval Records, National Archives.

Imagem: Rei D. Fernando I  e Rainha D. Leonor  a Joao de Gante, Duque de Lencastre, pedindo confirmação do Tratado de Tagilde, Novembro de 1372.

Material do Ducado de Lencastre nos National Archives é propriedade de Sua Majestade a Rainha por Direito do Seu Ducado de Lencastre e é reproduzido com autorizaçao do Chanceler e Conselho do Ducado de Lencastre.


ENB Dança em Perpetuidade

 

 

“Dança em Perpetuidade” é uma colaboração entre o English National Ballet e Portugal-UK 650, com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

Dança em Perpetuidade é um projeto cultural criado para celebrar o 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica. O objetivo é encorajar o diálogo intercultural, desenvolver as capacidades dos participantes, confiança, criatividade e cooperação, e promover a amizade e colaboração entre culturas. Este projeto decorre de 2021 a 2024.

A Primeira Parte de Dança em Perpetuidade  envolveu a criaçao de um nova obra de 45m de dança e musica, como cada uma das seçoes da obra dedicada a um dos valores da Aliança.

Ao longo de varios meses a Equipa artistica da ENB trabalhou com 6 escolas de dança de Braga.  Este projeto culminou com uma performance em Braga em 9 de Julho de 2022 na Praça do Municipio como parte das comemoraçoes dos 650 anos do Tratado de Tagilde.

Neste video do nosso canal de youtube,  a English National Ballet explica todo o processo criativo que decorreu em 202 em Dança em Perptuidade.

Pode ver a gravação desta performance pela Camara de Braga no nosso canal de youtube link, assim como segunda gravação link.

 

PART II Re-Imaginado Dança em Perpetuidade, 2023

Em 2023, a English National Ballet trabalhou Dança em Perpetuidade com a sua English National Ballet Youth Company ENBYouthCo, organizando um “Immersion Day” sobre a Aliança e o seus valores e criando uma nova coreografia e partitura baseada no trabalho de 2023.

Neste video de ENB fala sobre o processo criativo de Re-Imaginando Dança em Perpetuidade em 2023.

A nova obra foi interpretada pela ENB YouthCo no dia 17 de Março 2023 e pode ver o video desta performance aqui.

 

PART III Dança em Perpetuidade em 2024

Com um legado das comemoraçoes a ENB continuará com o projeto Dança em Perpetuidade envolvendo a nova equipa da ENBYouthCo e o novo director artistico da English National Ballet.

A nova obra será apresentada ao publico a 17 de Março de 2024.

 

ENVOLVIMENTO COMUNITARIO: TEMA DA CELEBRAÇÃO

Foi criando um tema da celebração inspirado no Tratado de Aliança de Paz e Amizade, para que todos possam aprender algo novo e participar dae celebraçao, juntando-se ao “tema finale” das performances. Também pode aprender a dança e realiza-la noutros contextos

Criámos recursos gratuitos: filmes, uma faixa musical e um guiao para aprender os passos, qualquer que seja a sua idade, experiência de dança e aptidao.

Filme 1: Introdução

Filme 2: Tema da Celebração (de pé)

Filme 2: Tema da Celebração (sentada)

 

 

 

EQUIPA DA DANÇA EM PERPETUIDADE 2022

Equipa Criativa:
Coreógrafa: Ruth Brill
Compositor: Charlotte Harding
Designer de Figurinos: András Jacobs
Cineasta: Pete Snell, Estúdio Brilhante

English National Ballet:
Responsável de Projeto & Diretor of Engagement: Fleur Derbyshire-Fox
Consultor Artístico & Responsável Creativo: Laura Harvey

As seis escolas de dança que participam no projeto em 2022 são:

Academia Braga Dança
Arte Total
Ent´artes – Escola de Dança
Escola de Ballet do Colégio Dom Diogo de Sousa
Backstage Escola de Dança e Artes Performativas
Bracara Team

Responsáveis de projeto de seis escolas em Braga
Isabel Maia
Carolina Vieira
Diana Sá Carneiro
Joana Raquel Antunes
Rosália Passinhas
Cristiane Barbosa

 

EQUIPA DA DANÇA EM PERPETUIDADE 2023

Equipa Criativa:
Coreógrafa: Renato Perosi de Castro
Compositor: Charlotte Harding
Designer de Figurinos: András Jacobs
Cineasta: Pete Snell, Estúdio Brilhante

English National Ballet:
Responsável de Projeto & Diretor of Engagement: Fleur Derbyshire-Fox
Consultor Artístico & Responsável Creativo: Laura Harvey

Bailarinos: ENBYouth Co  – English National Ballet Youth Company

 

 

Fundado em 1950, o English National Ballet (ENB) é uma companhia de ballet pioneira que leva ballet de excelência a um vasto público. Está comprometida com desenvolver esta arte enquanto celebra os ballets clássicos e faz turnês nacionais e internacionais nas melhores salas de espetáculo em todo o mundo. A sua importante contribuição para o setor cultural da Grã-Bretanha é demonstrada pelo seu público vasto e diversificado, pelo talento excecional que atraí e retém e pelo reconhecimento regular em prémios importantes da indústria – recentemente ganhando o Prémio Nacional de Dança 2020 para “Melhor Resposta de Companhia à Pandemia”.

A ENB é reconhecida como líder no Reino Unido na aprendizagem criativa e envolvimento da comunidade, promovendo a diversidade e inclusão nos seus projetos e programas. O trabalho de comprometimento da ENB promove uma envolvência mais ampla e profunda com a Companhia e a dança através de três vertentes: Aprendizagem Criativa, Desenvolvimento de Talentos e Compromisso Público. O trabalho de comprometimento da ENB promove diversidade e inclusão em todos os projetos e programas; conecta comunidades de um amplo grupo demográfico – quebrando barreiras ao envolvimento e gerando impactos positivos na saúde física, social e mental. Colocando o repertório da ENB no centro da participação, a ENB oferece programas de excelência a nível mundial, desenvolve talentos, está na vanguarda de colaborações de investigação inovadoras e forja parcerias inspiradoras nacional e internacionalmente.

Para saber mais, visite o website do English National Ballet em ballet.org.uk


Marinheiros da Esperança

O projeto “Marinheiros da Esperança” com crianças e jovens hospitalizados realiza-se em parceria com o Serviços Nacional de Saúde e a Marinha Portuguesa. O objectivo é contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens internados nas pediatrias, através da promoção do seu conhecimento e desenvolvimento humano, consolidando os vínculos entre os povos protagonistas das histórias da História. Aos participantes no projeto apela-se à sua criatividade na representação gráfica e artística de cenários, acontecimentos e protagonistas históricos, relacionados com a Aliança Luso Britânica.

Coordenadora: Ana Principe

Legenda: Visita de Maria João R. de Araújo ao Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto. Com a equipa do CMIN e os retratos do Rei Carlos II e Rainha Catarina de Bragança que foram realizados no âmbito de Portugal-UK 650.


 

Media Arts

A Guildhall School of Music & Drama, proporcionada pela City of London Corporation em parceria com a Braga City of Media Arts, proporcionada pela Câmara Municipal de Braga, criaram um novo projeto em Media Arts para celebrar a Aliança. Durante vários meses colaboraram a ODE (Orquestra de Dispositivos Electronicos) de Braga Media Arts sob direçao da artista Ece Canli e a “Guildhall Live Electronic Ensemble” do GSMD sob direçao de Nicole Bettencourt Coelho, colaboraram para marcar a Aliança Luso-Britânica. Pode ver no canal de Youtube de Portugal-UK 650, ODE de Braga executando a obra “Pleasures” criada pela “Guildhall Live Electronic Ensemble” de Londres no ambito deste projeto e vice versa. Link

A Guildhall School of Music and Drama está classificada como o conservatório número um do Reino Unido no ranking do Guardian de 2021. Braga Media Arts é a única Cidade Criativa da Unesco para as media arts em Portugal. Pode encontrar mais sobre a GSMD em www.gsmd.ac.uk e sobre a Braga Media Arts em www.bragamediaarts.com.

Coordenadores do projecto: Sean Gregory, Vice-Principal GSMD; Joana Miranda, Coordenadora Executiva Braga Media Arts.

 


Música e Ópera Aliada

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian abraçou de forma global Portugal-UK 650, concebendo um projeto  interdisciplinar que envolve transversalmente tanto as disciplinas curriculares como artísticas de todos os níveis de ensino, incluíndo orquestra, coro, composição e estúdio de ópera.

Um novo espetáculo de Ópera baseado na Aliança Luso-Britânica e nos valores do Tratado fundacional da Aliança foi criado pelos jovens cantores, alunos de Canto. O objetivo é desenvolver as suas capacidades artísticas e do canto operático em particular, aprofundarem e darem a conhecer a história da Aliança e refletirem sobre os seus valores fundacionais.

Esta nova ópera foi apresentada ao publico no dia 21 de Abril 2022 no Espaço Vita. As demais obras criadas no âmbito deste projeto foram apresentadas ao público num espetáculo e exposiçao no Altice Forum a 24 de Abril de 2022. Pode ver todas as fotos de ambos os eventos no nosso album Flickr

Coordenadora: Cristina Gonçalves


Unesco Cidades Criativas

A cidade de York e a cidade de Braga são ambas membros da Unesco Creative Cities Network. Para celebrar a Aliança a York Unesco City of Media Arts e Braga City of Media Arts criaram um projecto artístico que visa promover a sustentabilidade e o cuidado pelo nosso planeta.

Coordenadores:  Christopher Bailey e Joana Miranda


6.50 Trooping the Colour

 

Celebrar uma amizade precisa de mais, muito mais, que a disponibilidade para a festa e para a confraternização. Precisa de momentos e espaços para refletir e reviver os valores que sustentam essa amizade, precisa de oportunidades para praticar as relações que celebramos e pretendemos perpetuar, e precisa de gestos e de ações de partilha.

Com o intuito  de comemorar a mais antiga aliança entre povos e nações e celebrar os 650 anos da Aliança Luso- Britânica, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, da cidade de Braga (Portugal), criou o projeto “6.50 Trooping the Colour”.

Este projeto, que envolve muitas centenas de alunos, concilia, por uma feliz coincidência de datas, a celebração dos 50 anos da Escola Secundária Alberto Sampaio com os 650 anos do Tratado. Concilia uma ideia de criação de estandartes para a escola, designados por “cores / colours”, envolvendo a imagem da “árvore” (presente no símbolo do Agrupamento) enquanto motivo de reflexão sobre a nossa relação com a Natureza e como sinal dos valores que também se encontram presentes no Tratado: Paz, Amizade, Sinceridade e Afeto.

Estes estandartes serão exibidos, em conjunto, num evento cujo objetivo reside na celebração dos valores comuns ao Tratado e à escola, e tal como o Trooping the Colour (The Queen’s Official Birthday Parade) que se realiza no Reino Unido, é uma forma simbólica de demonstração da fidelidade de uma comunidade a um conjunto de valores que precisam de constante trabalho para a sua perpetuação.

Este projeto envolve as expressões plásticas e artísticas, envolve a língua inglesa e a cultura inglesa, escocesa, galesa e irlandesa, envolve as questões ambientais e envolve a construção de relações e afetos. Em resumo: a ideia de Comunidade e o valor da Amizade.

Coordenador: Jorge Filipe Marques


Solidário

Portugal-UK 650 tem como objetivo solidário angariar fundos para a ANDI – Associação Novo Dialogo / New Dialogue Organization uma organização não governamental presente em P0rtugal e no Reino Unido que promove os valores sociais, os direitos humanos e ajuda crianças em necessidade em várias partes do mundo. Em particular, temos por objectivo contribuir para o projeto da ANDI na Índia que ajuda 400 crianças em Kandhamal, Odisha. A India também tem fortes relaçoes historicas com ambos os paises. Mumbai foi parte do dote de casamento da Rainha D. Catarina de Bragança aquando do seu casamento com o Rei Charles II do Reino Unido. Pode encontrar informação sobre a ANDI aqui.

Apoio