Investigação

A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspetivas de futuro

Este projeto de investigação interdisciplinar pretende contribuir para uma melhor compreensão da Aliança Luso-Britânica – a mais antiga aliança diplomática ainda em vigor. O projeto assinala o 650º aniversário da Aliança através de uma análise abrangente das suas interações passadas e presentes, assim como do seu futuro, num contexto marcado pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Este projeto envolve – pela primeira vez num projeto a longo prazo sobre a Aliança – um grupo interdisciplinar de investigadores portugueses e britânicos provenientes das várias áreas do direito, história, ciência política, paleografia, diplomática, literatura e musicologia. Reúne várias Faculdades das Divisões de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Oxford, o JusGov – Centro de Justiça e Governança da Universidade do Minho; o CHSC – Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra; o CICP Centro de Investigação de Ciência Política, Universidade de Évora, o IEP -Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa; e investigadores da Universidade de Cardiff e da Universidade Nova de Lisboa. Coletivamente, irão analisar a Aliança Luso-Britânica a partir de quatro perspetivas – jurídica, política, histórica e cultural – que se complementam mutuamente no estabelecimento de uma compreensão mais profunda dos momentos-chave do passado da Aliança e do seu presente, perspectivando-se, igualmente, uma visão sobre o seu futuro.

 

INVESTIGADORES

Alexandra M. Rodrigues Araujo

Investigadora Responsável, Universidade Do Minho, JusGov

Owen Rees

Investigador Responsável, Universidade de Oxford, Faculdade de Música

José Sérgio Ribeiro

Co-Investigador Responsável, Universidade do Minho, JusGov

Allan Francis Tatham

Universidade do Minho

Ana Lúcia Curado

Universidade do Minho

Evanthia Balla

Universidade de Évora

Jenny Benham

Universidade de Cardiff

Joana Aguiar e Silva

Universidade do Minho

João Carlos Espada GOM

Hon OBE, Universidade Católica Portuguesa

José Pedro Paiva

Universidade de Coimbra

Liam Gearon FRA

FHEA, Universidade de Oxford

Maria de Assunção Vale Pereira

Universidade do Minho

Maria João Rodrigues de Araújo

Universidade de Oxford

Maria José Azevedo Santos

Universidade de Coimbra

Patrícia Jerónimo

Universidade do Minho

Russell Sandberg

Universidade de Cardiff

Silvério Rocha e Cunha

Universidade de Évora

Teresa Pinto Coelho

Universidade Nova de Lisboa

Thomas Earle GOIH

Universidade de Oxford
Congressos, Seminários e Workshops

Congresso Internacional sobre a Aliança Luso-Britânica, por ocasião dos 650 anos do Tratado de Tagilde, 6-9 de  Julho de 2022,  Universidade do Minho, Braga.

Pode encontrar mais detalhes sobre os congressos, conferencias e workshops realizados no âmbito deste projeto de investigaçao na Seçao Atividades aqui.


ENB Dança na Perpetuidade

 

 

“Dança na Perpetuidade” é um projeto criado em parceria com o English National Ballet. O projeto engloba várias vertentes incluindo apresentações em Portugal e no Reino Unido, um intercâmbio internacional de dança para jovens e um programa de geminação entre escolas de Portugal e do Reino Unido. Esta é uma excelente oportunidade para o English National Ballet e parceiros portugueses celebrarem a Aliança através de um projeto de performance em larga escala informado pelos valores fundacionais da Aliança Luso-Britânica, envolvendo artistas, escolas, comunidades locais e intercâmbio internacional.

Objetivos do Projeto “Dança na Perpetuidade”:

· Destacar o Aniversário da Aliança e a sua importância hoje
· Incentivar o diálogo intercultural através dos temas do projeto
· Incorporar os valores da Aliança nos jovens
· Desenvolver as habilidades, a confiança, criatividade e cooperação dos participantes
· Construir amizades e aspirações e performance skills.
· Criar um legado duradouro

A Dança na Perpetuidade terá um legado duradouro nas seguintes áreas:
· Estabelecendo uma rede de escolas geminadas em Portugal e no Reino Unido
· Estabelecer ligações entre escolas em Portugal / Reino Unido e English National Ballet e parceiros
· Desenvolver ligações e cooperação entre líderes de grupos / artistas em Portugal e a equipa criativa e staff do English National Ballet

Partilharemos mais detalhes deste projeto brevemente.

Coordenadora: Fleur Derbyshire-Fox

Sobre o English National Ballet:

Fundado em 1950, o English National Ballet (ENB) é uma companhia de ballet pioneira que leva ballet de excelência a um vasto público. Está comprometida com desenvolver esta arte enquanto celebra os ballets clássicos e faz turnês nacionais e internacionais nas melhores salas de espetáculo em todo o mundo. A sua importante contribuição para o setor cultural da Grã-Bretanha é demonstrada pelo seu público vasto e diversificado, pelo talento excecional que atraí e retém e pelo reconhecimento regular em prémios importantes da indústria – recentemente ganhando o Prémio Nacional de Dança 2020 para “Melhor Resposta de Companhia à Pandemia”.

A ENB é reconhecida como líder no Reino Unido na aprendizagem criativa e envolvimento da comunidade, promovendo a diversidade e inclusão nos seus projetos e programas. O trabalho de comprometimento da ENB promove uma envolvência mais ampla e profunda com a Companhia e a dança através de três vertentes: Aprendizagem Criativa, Desenvolvimento de Talentos e Compromisso Público. O trabalho de comprometimento da ENB promove diversidade e inclusão em todos os projetos e programas; conecta comunidades de um amplo grupo demográfico – quebrando barreiras ao envolvimento e gerando impactos positivos na saúde física, social e mental. Colocando o repertório da ENB no centro da participação, a ENB oferece programas de excelência a nível mundial, desenvolve talentos, está na vanguarda de colaborações de investigação inovadoras e forja parcerias inspiradoras nacional e internacionalmente.

http://www.ballet.org.uk


Barbican Box

 

 

Barbican Box é o principal projeto escolar anual do Centro Barbican em Londres. Em 2022-2023 será dedicada à Aliança Luso-Britânica e terá lugar no Reino Unido e em Portugal.

A Barbican Box é uma caixa portátil cheia de ingredientes para fazer e criar trabalhos artísticos originais, inspirada no nosso programa multi-artes. Existe a Barbican Primary Box (escolas primárias) e uma Barbican Secondary Box (escolas secundárias).

A Barbican Box é um processo de seis meses e começa com a formação CPD (desenvolvimento profissional contínuo) para professores, após o que a Barbican Box é enviada para as escolas, a fim de que os professores comecem a trabalhar com os seus alunos. Os professores são acompanhados por um mentor artístico que ministra workshops na escola no início, meio e fim do processo criativo. Os estudantes vêm ao Barbican ou ao seu centro artístico local para ver uma produção, performance musical ou exposição, e o projeto culmina com o regresso dos estudantes ao centro artístico para mostrar o seu trabalho original.

Partilharemos mais detalhes deste projeto em 2022

O Barbican Centre, situado da City of London é o maior centro de artes perfomativas da Europa. O Barbican acolhe concertos de música clássica e contemporânea, teatro, cinema, dança e exposiçoes de arte. Tambem acolhe uma bibliotcea, três restauramtes e um Conservatorio. A London Symphony Orchestra e a a Orquestra Sinfónica da BBC sao orquestras residentes do Barbican que também é a residencia em Londres da Royal Shakespeare Company.

https://www.barbican.org.uk


Marinheiros da Esperança

O projeto “Marinheiros da Esperança” com crianças e jovens hospitalizados realiza-se em parceria com o Serviços Nacional de Saúde e a Marinha Portuguesa. O objectivo é contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens internados nas pediatrias, através da promoção do seu conhecimento e desenvolvimento humano, consolidando os vínculos entre os povos protagonistas das histórias da História. Aos participantes no projeto apela-se à sua criatividade na representação gráfica e artística de cenários, acontecimentos e protagonistas históricos, relacionados com a Aliança Luso Britânica.

Coordenadora: Ana Principe

Legenda: Visita de Maria João R. de Araújo ao Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto. Com a equipa do CMIN e os retratos do Rei Carlos II e Rainha Catarina de Bragança que foram realizados no âmbito de Portugal-UK 650.


Media Arts

A Guildhall School of Music & Drama, proporcionada pela City of London Corporation em parceria com a Braga City of Media Arts, proporcionada a pela Câmara Municipal de Braga, estão a trabalhar em colaboração para criar um novo projeto em media arts. O projeto será lançado em Julho de 2022 por ocasião do 650º aniversário do Tratado de Tagilde e culminará com uma apresentação simultânea em ambos os países coincidindo com o 650º aniversário do Tratado de Paz, Amizade em Aliança, em Junho de 2023.

A Guldhall School of Music and Drama está classificada como o conservatório número um do Reino Unido no ranking do Guardian de 2021. Braga Media Arts é a única Cidade Criativa da Unesco para as media arts em Portugal. Pode encontrar mais sobre a GSMD em www.gsmd.ac.uk e sobre a Braga Media Arts em www.bragamediaarts.com.

Coordenadores do projecto: Sean Gregory, Vice-Principal GSMD; Joana Miranda, Coordenadora Executiva Braga Media Arts.


Intervenção Teatral

O teatro, enquanto arte, possibilita o conhecimento e a compreensão dos acontecimentos históricos e a reflexão sobre a sua influência na atualidade. Por essa razão, as atividades teatrais revestem-se de uma importância crucial nas comemorações desta efeméride, quer com o público escolar, quer com o público em geral.

 “Os nossos amigos ingleses”.  Público escolar: primeiro e segundo ciclos

Quem são os nossos amigos ingleses? E por que razão somos amigos? Quando começou essa amizade? Há quanto tempo dura? Podem as amizades atravessar séculos?

Este é o ponto de partida para levar às escolas do primeiro e segundo ciclos uma peça de teatro original, criada especificamente para este evento, em que vamos desafiar as crianças a explorar a história local, nacional e internacional, ao mesmo tempo que pensam e refletem sobre este tema tão importante que é: de que é feita uma amizade?

Oficinas de teatro – os 650 anos da aliança Luso-Britânica. Público escolar: Terceiro ciclo e ensino secundário

Neste projeto desafiamos os alunos do terceiro ciclo e ensino secundário a investigar a relação iniciada pela aliança Luso-Britânica e, a partir daí, criarem peças teatrais para apresentação pública. Trata-se de um processo de criação e formação artística, com apoio de professores, atores, autores, cenógrafos e encenadores, que irão contribuir para o desenvolvimento dos jovens, a sua formação artística e intelectual, com um impacto direto na comunidade local.

Espectáculo para o público em geral

Uma peça teatral para o público em geral, que parte da assinatura do Tratado de Tagilde, em 10 de Julho de 1372, para refletir sobre esta relação particular entre Portugueses e Ingleses nos dias de hoje: depois de múltiplas guerras, da União Europeia, do Brexit e de uma pandemia. De que é feita esta aliança? Uma peça com humor, ironia, história e muitas questões para refletir sobre o passado, especialmente sobre o futuro.

Equipa Artística: A Didaskalia é uma companhia de teatro coordenada por Sandra Pinheiro, dramaturga premiada, com peças levadas à cena em Portugal, Inglaterra e Brasil, natural da freguesia de Tagilde.

 


Música e Ópera Aliada

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian abraçou de forma global Portugal-Uk 650, concebendo um projeto  interdisciplinar que envolve transversalmente tanto as disciplinas curriculares como artísticas de todos os níveis de ensino, incluíndo orquestra, coro, composição e estúdio de ópera.

Um novo espetáculo de Ópera baseado na Aliança Luso-Britânica e nos valores do Tratado fundacional da Aliança está a ser criado pelos jovens cantores, alunos de Canto. O objetivo é desenvolver as suas capacidades artísticas e do canto operático em particular, aprofundarem e darem a conhecer a história da Aliança e refletirem sobre os seus valores fundacionais.

Esta nova ópera será apresentado ao publico no dia 21 de Abril 2022 no Espaço Vita. As demais obras criadas no âmbito deste projeto serão apresentadas ao público num espetáculo e exposiçao no Altice Forum a 24 de Abril de 2022.

Coordenadora: Cristina Gonçalves


6.50 Trooping the Colour

 

Celebrar uma amizade precisa de mais, muito mais, que a disponibilidade para a festa e para a confraternização. Precisa de momentos e espaços para refletir e reviver os valores que sustentam essa amizade, precisa de oportunidades para praticar as relações que celebramos e pretendemos perpetuar, e precisa de gestos e de ações de partilha.

Com o intuito  de comemorar a mais antiga aliança entre povos e nações e celebrar os 650 anos da Aliança Luso- Britânica, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, da cidade de Braga (Portugal), criou o projeto “6.50 Trooping the Colour”.

Este projeto, que envolve muitas centenas de alunos, concilia, por uma feliz coincidência de datas, a celebração dos 50 anos da Escola Secundária Alberto Sampaio com os 650 anos do Tratado. Concilia uma ideia de criação de estandartes para a escola, designados por “cores / colours”, envolvendo a imagem da “árvore” (presente no símbolo do Agrupamento) enquanto motivo de reflexão sobre a nossa relação com a Natureza e como sinal dos valores que também se encontram presentes no Tratado: Paz, Amizade, Sinceridade e Afeto.

Estes estandartes serão exibidos, em conjunto, num evento cujo objetivo reside na celebração dos valores comuns ao Tratado e à escola, e tal como o Trooping the Colour (The Queen’s Official Birthday Parade) que se realiza no Reino Unido, é uma forma simbólica de demonstração da fidelidade de uma comunidade a um conjunto de valores que precisam de constante trabalho para a sua perpetuação.

Este projeto envolve as expressões plásticas e artísticas, envolve a língua inglesa e a cultura inglesa, escocesa, galesa e irlandesa, envolve as questões ambientais e envolve a construção de relações e afetos. Em resumo: a ideia de Comunidade e o valor da Amizade.

Coordenador: Jorge Filipe Marques


Unesco Cidades Criativas

A cidade de York e a cidade de Braga são ambas membros da Unesco Creative Cities Network. Em parceria com a York Unesco City of Media Arts e Braga Unesco City of Media Arts estamos a planear um projeto para o ano letivo 2022-2023. Daremos mais detalhes em breve, incluindo como se inscrever para participar. 

Coordenadores:  Christopher Bailey e Joana Miranda

 


Solidário

Portugal-UK 650 tem como objetivo solidário angariar fundos para a ANDI – Associação Novo Dialogo / New Dialogue Organization uma organização não governamental presente em P0rtugal e no Reino Unido que promove os valores sociais, os direitos humanos e ajuda crianças em necessidade em várias partes do mundo. Em particular, temos por objectivo em parceria com a ANDI iniciar um projeto de ajuda a crianças necessitadas em Moçambique e  contribuir para o projeto da ANDI na Índia que ajuda 400 crianças em Kandhamal, Odisha. Moçambique é um país que é simultaneamente membro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da Comunidade das Nações (Commonwealth), e India também tem fortes relaçoes historicas com ambos os paises. Mumbai foi parte do dote de casamento da Rainha D. Catarina de Bragança aquando do seu casamento com o Rei Charles II do Reino Unido. Pode encontrar informação sobre a ANDI aqui.

 Vídeo da campanha ANDI India

Apoio