Portugal-UK 650 sao as comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido.

O início da formalização da Aliança Luso Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372. A concretização da Aliança ocorreu no ano seguinte, com a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal.

Esta aliança foi renovada no Tratado de Windsor de 1386 e por outros sucessivos tratados ao longo dos séculos.

Para além da celebração das datas mais importantes   ̶ os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de Julho de 2022 e do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, a 16 de Junho de 2023    ̶ engloba outras iniciativas tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.

 

OBJETIVOS

 

Portugal-UK 650 pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, sinceridade, amabilidade e solidariedade.

“Haverá daqui em diante entre nós uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e ligas de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 Junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

IMPACTO

 

O nosso objetivo a longo prazo consiste em que Portugal-UK 650 contribua para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países. 

Pretendemos igualmente contribuir para que a comemoração de marcos histórico-culturais fomentem a empatia, responsabilidade e compromisso de cada um.

LEGADO

 

Como legado para o futuro, que permanecerá depois das comemorações, para além dos benefícios do programa educativo que muitas vezes perduram toda uma vida,  Portugal-UK 650 tem três iniciativas:

Em primeiro lugar, estabelecer um marco comemorativo na Catedral de São Paulo, em Londres, onde foi assinado o Tratado da Aliança de 1373.

Em segundo, iniciar um programa de desenvolvimento de liderança, para jovens de Portugal e Reino Unido, inspirado  nos valores expressos nos tratados fundacionais da Aliança. Neste sentido estamos a desenvolver em parceria com The Oxford Character Project, da Universidade de Oxford, um programa que continuará para além das celebrações.

Em terceiro, Portugal-UK 650 tem como objetivo solidário angariar donativos para iniciar um projeto de ajuda a crianças necessitadas em Moçambique, em parceria com a ANDI – New Dialogue Organization. Moçambique é um país que é simultaneamente membro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da Comunidade das Nações (Commonwealth). Pode doar aqui.

 

LOGOTIPO

 

O logo combina elementos heráldicos dos brasões de armas de Portugal e Inglaterra em 1372/1373 e na atualidade envolvidos numa aliança. Foi desenhado pelo heraldista Duarte Vilardebó Loureiro.

A UNIVERSIDADE DE OXFORD 

 

Portugal-UK 650 tem a sua base na Universidade de Oxford e envolve vários investigadores e pessoal administrativo desta universidade. Portugal-UK 650 conta o apoio institucional das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, conta com mais de 100 instituições participantes entre autoridades e sociedade civil.

Quem Somos

PATROCÍNIO

 

Sua Excelência o Presidente da República de Portugal

Estamos muito gratos a Sua Excelência o Prof Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal pelo seu apoio e por conceder o Alto Patrocínio ao nosso evento de abertura “A Celebration of Peace and Perpetual Friendship” no Palácio de S. James em Londres.

 

Patrocínio Real 

(em processo)

“A antiga Aliança que nos une tem os seus fundamentos no tratado, que foi assinado na cidade de Londres em 1373 e foi confirmado no Tratado de Windsor de 1386. […] Creio, Senhor Presidente, que a nossa sólida, perpétua e verdadeira liga oferece um exemplo admirável de fidelidade através dos séculos.”

Sua Majestade a Rainha Isabel II por ocasião da visita do Presidente da República de Portugal ao Reino Unido, 1955.

 


COMISSÅO DE HONRA – APOIANTES
Sua Santidade o Papa Francisco 

 

“Sua Santidade o Papa Francisco gostou muito de saber da iniciativa Portugal-UK 650 que comemora os 650 anos da Aliança Luso Britânica.

Sua Santidade envia estimados votos de oração a si e aos seus associados pelos vossos esforços na promoção do diálogo e da fraternidade. Sobre todos, de boa vontade, Sua Santidade invoca a bênção de Deus da paz.”

De Carta do Vaticano dirigida a Maria Joao Rodrigues de Araujo,  Presidente de Portugal-UK 650.

Sua Excelência Reverendíssima Justin Welby, Arcebispo de Canterbury e Primaz da Igreja Anglicana 

“Num mundo afligido por conflito, divisão e indiferença, uma tão longa amizade  e paz entre nações é uma conquista e uma bênção que certamente merece ser comemorada. A reconciliação é uma das minhas prioridades e saúdo muito  calorosamente a ambição de Portugal-UK 650 de celebrar e promover a cultura da paz e inspirar novas gerações de reconciliadores. Desejo a Portugal-UK 650 e a todos os participantes todas as bênçãos.”

De carta de Sua Excelência Reverendíssima Justin Welby, Arcesbipo de Canterbury  dirigida a Portugal-UK 650.

Ministro de Estado para a Europa e Américas, Foreign Commonwealth & Development Office, Governo do Reino Unido

“Fiquei interessadíssimo nesta ambiciosa iniciativa [Portugal-UK 650] que celebra as relações bilaterais entre o Reino Unido e Portugal.  É um empreendimento notável e fiquei impressionado com a abrangência dos planos e o compromisso de homenagear esta relação especial. […] É pertinente celebrar este importante aniversário da nossa mais antiga aliança diplomática e fomentar o espírito de amizade para as gerações futuras.”

De carta do Ministro de Estado para a Europa e Américas Rt Hon Sir Alan Duncan MP dirigida a Portugal-UK 650, 14 de março de 2019.

 

Almirante António Silva Ribeiro,  Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas

“Foi com muito interesse e agrado que tomei conhecimento da iniciativa ‘Portugal-UK 650’ que visa celebrar os 650 aniversário do Tratado Anglo-Portugues de 1373, o mais antigo tratado do mundo em vigor e prova inequívoca da relação de amizade e compromisso entre esses dois países que tão decisiva se revelou na sua história comum. [–]

Manifesto-lhes, deste modo, o apoio institucional do Estado-Maior-General das Forças Armadas às actividades de cariz militar da Iniciativa. […]

Queira, senhora Doutora, aceitar as minhas sinceras felicitações por esta iniciativa, podendo contar com a colaboração deste Estado-Maior-General na sua materialização.”

De carta do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro dirigida a Maria João Rodrigues de Araujo.

 

Sua Excelência o Embaixador José Ribeiro de Almeida, Presidente do Instituto Camões, Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo de Portugal

“Reconhecendo o mérito da iniciativa [Portugal-UK 650] para o reforço da longa e estreita cooperação cultural existente entre Portugal e o Reino Unido, o Camões  –  Instituto de Cooperação e da língua, I.P declara o seu apoio institucional a este projeto durante o período de execução do respectivo programa de atividades (2019-2023).”

De carta do Presidente do Instituto Camões dirigida a  Maria João Rodrigues de Araujo, 20 de Dezembro de 2018.

 

Sua Alteza Real o Duque de Bragança,  Dom Duarte Pio de Bragança

 

Sua Graça e Sua Alteza Sereníssima o Duque de Wellington, Príncipe de Waterloo, Duque da Vitória, Charles Wellesley OBE DL

 


COMISSÃO COORDENADORA

 

António Sabido Costa, Ministro-Conselheiro, Embaixada de Portugal no Reino Unido

Katherine Felton, Head of Political Team, Embaixada do Reino Unido em Portugal

Maria João Rodrigues de Araújo, Universidade de Oxford, Presidente

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga

Vitor Hugo Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Vizela

 


DIRETOR ARTÍSTICO

 

Prof Doutor Owen Rees, Universidade de Oxford

Owen Rees é Professor de Música na Universidade de Oxford e Fellow em Música e Organista (Diretor de Música) no Queen’s College Oxford. É simultaneamente um aclamado diretor coral e um académico internacionalmente reconhecido da música renascentista, particularmente de Portugal, Inglaterra e Espanha. A sua investigação informa consistentemente as suas atuações. Desempenhou um papel predominante ao revelar as glórias da polifonia portuguesa renascentista ao público internacional. As suas interpretações têm sido aclamadas como “reveladoras e mesmo visionárias” (BBC Music Magazine) e como ‘raros exemplos de musicologia e de musicalidade combinadas para resultar em performances que são impressionantes e imediatamente atraentes para o ouvinte’ (Gramophone). Ele grava regularmente para as rádios 3 e 4 da BBC e noutros países. As suas gravações ganharam um “Diapason d’Or” e foram nomeadas por três vezes para um Prémio Gramophone (Gramophone Award). Gravou para cinema, incluindo o filme da Warner Brothers ”Harry Potter e o Príncipe Misterioso”. A banda sonora recebeu uma nomeação para um Grammy e ganhou o Prémio de Música Clássica FM de Cinema do Ano. A sua monografia sobre a maior coleção sobrevivente das primeiras fontes musicais portuguesas – do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra – trata tanto dos repertórios portugueses como das ligações culturais e musicais entre Portugal e outros países. Editou músicas de três dos mais importantes compositores portugueses da época, Manuel Cardoso, Pedro de Cristo e Duarte Lobo. Em 2020, ganhou o Prémio Robert M. Stevenson da Sociedade Americana de Musicologia, em reconhecimento pelo seu trabalho de excelência sobre a música ibérica.

 


CONSELHO CIENTÍFICO

Prof. Doutora Alexandra Maria Rodrigues Araújo Universidade Minho

Prof. Doutor João Carlos Espada GOM Hon OBE, Universidade Católica Portuguesa

Prof. Doutora Maria José Azevedo Santos, Universidade de Coimbra

Prof. Doutor Owen Rees, Universidade de Oxford

Prof. Doutor Paul Yowell, Universidade de Oxford

Prof. Doutora Teresa Pinto Coelho, Universidade Nova de Lisboa

Prof. Doutor Thomas Earle GOIH, Universidade de Oxford

 


CONSELHO PEDAGÓGICO

Agostinha Freitas, Camara Municipal de Vizela, Veradora da Cultura 

Prof Doutor James Arthur, Universidade de Birmingham, Director Jubilee Center for Character and Virtue 

Prof. Doutor Liam Gearon, Universidade de Oxford, Faculdade de Educação 

Richard Fleming, British Council, Director of Education and Culture

 


EQUIPA EXECUTIVA

Adrian Bridge, CEO Fladgate Partnership

Baronesa Rosario Mandat de Grancey

Hon. David Justin Windsor-Clive

Canon Dr Edmund Newell FRSA, FHRS, Principal and Chief Executive, Cumberland Lodge

Isabel Maria Gonçalves  Folhadela Mendes Furtado, President COTEC

Maria Isabel de Conti Turpia e Gama Rose Soares Machado

Maria Teresa José de Mello do Amaral Cabral

Mónica de Araújo Marques

Peregrine Armstrong-Jones

Colaboradores:

Aline Hall de Beuvink

Ana Maria Príncipe Oliveira Faria Amador e Pinho

Alexandre Neves

Duarte Vilardebó Loureiro

Leonie Harle

Martyn Marsh

Tânia Oliveira

Thomas Hall de Beuvink


JURÍDICO 

SRS Advogados, Sociedade Rebelo de Sousa e Advogados Associados

 


COMUNICAÇAO

Cunha & Vaz Consultores

 


PROJETOS E ATIVIDADES

Coordenadores das Atividades Científicas:

Prof Doutora Alexandra Maria Rodrigues Araújo, Universidade do Minho

Prof Doutor João Carlos Espada GOM,  Hon OBE, Universidade Católica Portuguesa, Director do Instituto de Estudos Políticos

Prof Doutor  Owen Rees, Universidade de Oxford, Professor of Music, Fellow and Tutor at The Queen’s College

Prof Doutor Thomas Earle GOIH, Universidade de Oxford, Emeritus King John II Professor of Portuguese Studies

Dança na Perpetuidade: Fleur Derbyshire-Fox, English National Ballet, Engagement Director

Barbican Box: Sean Gregory,  Barbican Center, Director Innovation & Engagement

Programa de liderança: Doutor Edward Brookes, Universidade de Oxford, Director do Oxford Character Project

Unesco Creative Cities: 

Prof Doutor Christopher Bailey, Clerk of York Guild of Media Arts

Joana Miranda, Coordenadora Executiva Braga  Media Arts

Marinheiros da Esperança: Ana Maria Príncipe, Serviço Nacional de Saúde Portugal

6.50 Trooping the Colours: Jorge Marques, Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

Estúdio de Ópera: Maria Cristina Miranda Gonçalves,  Conservatorio Calouste Gulbenkian

Intervenção Teatral: Sandra Ribeiro, Didaskalia

Gala Dança: Diana Sá Carneiro, Directora da Ent’Artes

Recursos Educativos do  British Council:  Richard Fleming, British Council, Diretor de Educação e Cultura

Recursos Educativos do Jubilee Center:

Michael Fullard FHEA, University of Birmingham, Jubilee Centre, Research Fellow

Paul Watts, University of Birmingham, Jubilee Centre, Lecturer

Doutor Eugénio Silva

Concursos “Curtas Poeticas” e “Curtas Metragens”: Agostinha Silva, Veradora da Câmara Municipal de Vizela

 


AGRADECIMENTOS

General Sir Adrian Bradshaw KCB OBE DL, Governor Royal Hospital Chelsea

Amadeu Fernandes

Lieutenant Colonel Sir Andrew Ford GCVO

Bernard Hornung

Sua Excelência o Embaixador Chris Sainty, Embaixador de Sua Majestade na República Portuguesa.

Cristina Pucarinho, Ministra Plenipotenciária e Cônsul-Geral de Portugal em Londres

Sir David Manning GCMG, KCVO

Frederico Falcão, CEO Vini Portugal

Hugo Vasco de Carvalho

Tenente General João Vaz Antunes, Presidência da República Portuguesa

Rev Cónego Paul Wright, Sub-Dean da Capela Real de Sua Majestade, Capelão de Sua Majestade a Rainha

Rev Stephen Brookes, Deputy Priest in Ordinary de Sua Majestade e Capelão do Royal Hospital Chelsea

 

Instituições

Portugal-UK 650 tem o apoio das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, Portugal-UK 650 conta com mais de 100 instituições participantes entre autoridades e sociedade civil.

Presidência da República 

Casa Real Britânica

Ministério dos Negócios Estrangeiros:

                  Instituto Camões

                  Embaixada de Portugal no Reino Unido

AICEP

Foreign Commonwealth and Development Office, Her Majesty’s Government

Embaixada Britânica em Portugal

Ministerio da Cultura de Portugal

Ministerio de Digital, Cultura, Media e Desporto: Arquivos Nacionais

Ministério da Defesa:

                  Estado Maior General das Forças Armadas

                  Marinha

Ministério da Economia: Turismo de Portugal

Ministério da Educação de Portugal:

                 Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

                 Conservatorio de Musica Calouste Gulbenkian

                 Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara de Gondomar

                 Escola EB1 Marco de Canavezes

                 St Julian’s School  

                 Rede de escolas de ensino Bilingue      

Ministério da Educaçao do Reino Unido:

Rede de Escolas com ensino de lingua Portuguesa no Reino Unido (rede Camoes)

Ministério da Saúde: Serviço Nacional de Saúde

CMIN – Centro Materno Infantil do Norte, Hospital Universitario do Porto

Hospital de Sao Joao do Porto

Hospital de Viseu

Hospital de Faro

Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa

Centro Universitario Hospitalar do Algarve

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Ministerio do Mar

Parlamento Britânico: All-Party Parliamentary Group

Igreja Católica

Igreja Anglicana

British Council

Câmara Municipal de Vizela

Câmara Municipal de Braga

Câmara Municipal de Coimbra

Câmara Municipal de Aveiro

Palácio Nacional de Sintra

City of London Corporation: Guildhall School of Music & Dreama

York Unesco City for the Media

Braga Cidade Criativa da Unesco para as Artes Mediáticas

Câmara de Comércio Luso-Britânica

CTT- Correios de Portugal, SA.

Universidade de Oxford

               Faculty of Music

               Faculty of Education

               Faculty of Modern Languages

               The Oxford Character Project

               The Queen’s College

Universidade de Cambridge

Universidade de Coimbra, Centro de História e Cultura

Universidade de Lisboa, Iuris

Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciência  Política

Universidade de Birmingham, Jubilee Centre for Character and Virtue

Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Estudos Políticos

Universidade do Minho

                   Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Departamento de Música

                   Escola de Direito

                   JusGov – Centro de Justiça e Governança

Universidade Nova de Lisboa

Cabido da Sé Catedral de Braga

Catedral de São Paulo, Londres

Igreja Anglicana de S. Jorge e S. Paulo, Lisboa

Sé Catedral do Porto

Sé Catedral de Aveiro

Igreja da Lapa, Porto

Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

Mosteiro de Sao Vicente de Fora, Panteao da Casa Real de Bragança

Royal Hospital Chelsea

Barbican Centre

English National Ballet

Theatro do Circo

British Historical Society of Portugal

Andi – Associação Novo Diálogo

Ent’Artes

Diskadalia

Passado Vivo

Auditório Vita

Altice Forum

Howdenshire Music, East Yorkshire

Sociedade Filarmónica de Vizela

Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford

Cumberland Lodge, Windsor Great Park

National Liberal Club

The Church Music Society

Academica Braga Dança

Arte Total

Colegio Dom Diogo de Sousa

Bracara Team

Backstage

Instruments of Time & Truth

Empresas

Apoio