Eucaristia de Ação de Graças comemora 650 anos da Aliança Luso-Britânica

 Domingo, 10 de julho, pelas 10h00, na Se Catedral Primacial de Braga, Eucaristia com música interpretada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford

 No próximo domingo será celebrada a Eucaristia de Ação de Graças, na Sé Catedral de Braga, no âmbito das Comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo, firmada entre Portugal e o Reino Unido.

A missa, agendada para as 10 horas, será cantada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido pelo maestro Owen Rees. É aberta ao público em geral e conta com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, do embaixador do Reino Unido em Portugal, Chris Sainty, da presidente de Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues Araújo, do Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio e do Presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, entre outras individualidades.

No dia 10 de julho de 2022, domingo, comemoram-se os 650 anos do Tratado Luso-Britânico de Tagilde, assinado pelo rei D. Fernando I de Portugal e pelos delegados de João de Gante, Duque de Lencastre e filho do rei Eduardo III de Inglaterra, e que conduziu à assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo, em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III, de Inglaterra, e pelo Rei D. Fernando e Rainha D. Leonor, de Portugal, que se mantém em vigor até aos dias de hoje.

 

Esta ação é parte integrante de um conjunto de atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais, que estão a ser promovidas pela iniciativa Portugal-UK 650, juntamente com uma centena de entidades parceiras, de modo a transmitir os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual.

“Haverá daqui em diante entre nós uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e ligas de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

A presidente da iniciativa Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, convida à participação de todos neste momento histórico e tão relevante para a história dos dois países.

Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica e conta com o Alto Patrocínio de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal.

O Coro do Queen’s College é considerado uma “joia da música coral Britânica” (BBC Music Magazine). A sua extensa atividade concertista inclui actuações com orquestras como a Academy of Ancient Music, the Orchestra of the Age of Enlightenment, and the Oxford Philharmonic Orchestra. Recentemente fez digressões por Taiwan, China, Estados Unidos da América, Sri Lanka, Itália, Espanha, França, Holanda e Alemanha. Este coro gravou vários discos, incluindo discos de polifonia portuguesa com obras editadas por Owen Rees.  A gravação das obras Dixit Dominus de Handel e Alessandro Scarlatti, lançado pela editora Adie em maio de 2013, recebeu das exigentes criticas da revista Early Music Review a indicação de ‘Disc of unusually high calibre’ (um disco de excecional qualidade) e da revista Choir and Organ a atribuição de 5 estrelas.  O CD “Carols from Queen’s” esteve nove semanas no Specialist Classical Charts, foi  ‘Drive Featured Album of the Week’ na Classic FM, e foi selecionado pelo Telegraph Christmas. A New Heaven (2017) e The House of the Mind (2018) ambos foram diretamente para o número 1 no Specialist Classical Chart na primeira semana de vendas; A BBC Music Magazine comentou “A New Heaven mostra os cantores no seu melhor esplendor” e a revista Choir and Organ descreveu The House of the Mind como uma “joia de disco”. Em 2019 foi lançado o CD com música do compositor Tudor, John Taverner, que recebeu o prémio “Diapason d’Or” e foi descrito por Diapason como um “esplêndido triunfo da arte da música coral britânica no seu melhor”. Em 2022 será lançado um disco com música de Giovanni Bononcini, com a orquestra Academy of Ancient Music. Tem gravado regulamente para a Radio BBC, televisão e cinema, incluindo a participação na banda sonora do fime “‘Harry Potter e o Príncipe Misterioso”, que foi nomeada para um Grammy e ganhou o prémio da BBC para Música de Filme.

 

Owen Rees é Professor de Música na Universidade de Oxford e Fellow em Música e Organista (Diretor de Música) no Queen’s College Oxford. É simultaneamente um aclamado diretor coral e um académico internacionalmente reconhecido da música renascentista, particularmente de Portugal, Inglaterra e Espanha. A sua investigação informa consistentemente as suas atuações. Desempenhou um papel predominante ao revelar as glórias da polifonia portuguesa renascentista ao público internacional. As suas interpretações têm sido aclamadas como “reveladoras e mesmo visionárias” (BBC Music Magazine) e como ‘raros exemplos de musicologia e de musicalidade combinadas para resultar em performances que são impressionantes e imediatamente atraentes para o ouvinte’ (Gramophone). Ele grava regularmente para as rádios 3 e 4 da BBC e noutros países. As suas gravações ganharam um “Diapason d’Or” e foram nomeadas por três vezes para um Prémio Gramophone (Gramophone Award). Gravou para cinema, incluindo o filme da Warner Brothers ”Harry Potter e o Príncipe Misterioso”. A banda sonora recebeu uma nomeação para um Grammy e ganhou o Prémio de Música Clássica FM de Cinema do Ano. A sua monografia sobre a maior coleção sobrevivente das primeiras fontes musicais portuguesas – do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra – trata tanto dos repertórios portugueses como das ligações culturais e musicais entre Portugal e outros países. Editou músicas de três dos mais importantes compositores portugueses da época, Manuel Cardoso, Pedro de Cristo e Duarte Lobo. Em 2020, ganhou o Prémio Robert M. Stevenson da Sociedade Americana de Musicologia, em reconhecimento pelo seu trabalho de excelência sobre a música ibérica.

 

Sobre Portugal-UK 650

Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido.

Galardoada com as duas mais altas chancelas de Portugal e o Reino Unido, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e o Patrocínio Real de SAR o Príncipe de Gales, a iniciativa Portugal-UK 650 pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade – “… haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

A longo prazo, Portugal-UK 650 espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países.

Para além da celebração das datas de maior importância – os 650 anos do Tratado de Tagilde (10 de julho de 2022) e do Tratado de Londres (16 de junho de 2023) – as Comemorações englobam um conjunto de outras iniciativas, até 2023, em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais.

Até à data, decorreram cerca de80 atividades, sendo que o apogeu deste ano diz respeito às Comemorações dos 650 anos do Tratado de Tagilde assinado dia 10 de julho.

O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site https://portugal-uk650.com, bem como nas redes sociais da iniciativa.

 

Para informações sobre Portugal-UK 650, p.f. contacte:

Maria João Quintela: mjq@cunhavaz.com (92 763 89 43).