COMEMORAÇÕES DOS 650 ANOS DO TRATADO DE TAGILDE
Celebram-se este ano os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de julho de 2022, pelo que a Câmara Municipal de Vizela e a Portugal-UK 650 vão promover as comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, que será assinalado com um conjunto de iniciativas, com destaque para o programa de 8, 9 e 10 de julho, que foi apresentado ontem pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, e pela Presidente da Portugal-UK 650, Maria João Araújo.
No dia 10 de julho de 2022 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, baseada na amizade perpétua entre os dois países, e que ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372, em Vizela, e a sua consolidação com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.
Considerado o proêmio da Aliança Luso-Britânica, o Tratado de Tagilde firmado a 10 de julho de 1372, na Igreja de São Salvador de Tagilde, sela uma das mais importantes amizades políticas de Portugal e marca o início da mais velha aliança diplomática do mundo, que perdura até aos nossos dias.
Em Tagilde, o Rei D. Fernando I de Portugal firmou com o Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra, um tratado de ‘amizades e alianças para sempre duradouras’ em que prometeram serem ‘bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros’ (Tratado de Tagilde, Artigo Primeiro, 1372).
Nesse local foi depois implantado, a 10 de julho de 1953, um Padrão no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.
Assim, entre os dias 6 e 10 de julho, decorrerá um conjunto de iniciativas que fazem parte do programa comemorativo dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.
Entre 6 e 9 de julho terá lugar a Conferência Interdisciplinar “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspetivas de futuro”, na Universidade do Minho, em Braga.
No dia 8 de julho, pelas, 21.30h, terá lugar o concerto de Sofia Escobar com a Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, na Praça da República, em Vizela.
No dia 9 de julho, realiza-se a gala solidária no Teatro Circo em Braga, ás 21.30h.
O dia 10 de julho iniciará com a Eucaristia de Ação de Graças I Sé Catedral de Braga, e que será celebrada por D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga e Primaz das Espanhas. Pelas 11.30h terá lugar a sessão solene comemorativa dos 650 anos do Tratado de Tagilde com a recriação da assinatura do Tratado de Tagilde no Largo da Igreja de Tagilde. Às 18.00h, a Praça da República em Vizela recebe o concerto do Coro Queen’s College de Oxford com Orquestra da Universidade do Minho e do British Army Band of the Coldstream Guards.
A Câmara Municipal de Vizela considera esta mais uma iniciativa potenciadora do enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.
As comemorações do Tratado de Tagilde vão ainda contribuir para consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, na vertente de turismo histórico e cultural.