A iniciativa Portugal-UK 650 – ‘Comemorações dos 650 anos da Aliança LusoBritânica’ foi apresentada esta terça-feira, 20 de abril, pelas 15h30, na Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória, em Vizela.

A Apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara de Vizela Dr. Victor Hugo Salgado e da Presidente de Portugal-UK 650 Prof. Doutora Maria João Rodrigues de Araújo.

Tal como foi exposto pela Presidente de Portugal-UK 650, as comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, já começaram com eventos em Portugal e Reino Unido.

Além da celebração das datas mais importantes – os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de julho de 2022 e do Tratado da Aliança, a 16 de julho de 2023 a iniciativa engloba outros eventos que se vão cumprir até 2023, tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.

#Portugal_UK650 é uma iniciativa que teve a sua génese e tem a sua base na Universidade de Oxford, contando com apoio institucional das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, Portugal-UK 650 engloba mais de 50 instituições parceiras entre autoridades e sociedade civil.

Pode ver a apresentação na íntegra aqui.

Na foto Maria João Rodrigues de Araujo (Presidente de Portugal-UK 650), Victor Hugo Salgado (Presidente da Câmara de Vizela), António Ferreira (Presidente da Junta de Freguesia de Tagilde) e o Rev. Padre Cândido Magalhães (Pároco de Tagilde)

Declarações:

Presidente da Câmara de Vizela – Dr. Victor Hugo Salgado

“Hoje é um dia de enorme relevância e o ponto de partida para um dos momentos que mais vai marcar o próximo ano, não só na freguesia de Tagilde e no concelho de Vizela, mas sim em toda a região e a sua relação intrínseca com o Tratado de enorme importância para o país. O Tratado de Tagilde é um dos marcos mais importantes que Vizela tem e que, muitas vezes, é esquecido. Desde que assumimos funções, criámos condições e revitalizámos o local onde está o marco da Aliança. O próximo ano será muito importante e penso que estão reunidas as condições para que estas Comemorações dos 650 anos do Tratado de Tagilde sejam promovidas de forma extraordinária, digna e acima das expectativas iniciais.”

Presidente de Portugal-UK 650 Prof. Doutora Maria João Rodrigues de Araújo

“Esta é a Aliança diplomática mais antiga do mundo ainda em vigor. É algo único e um exemplo para todos os países de como se conseguiu manter uma aliança diplomática. O segredo para esta durabilidade é o facto de ser baseada na amizade perpétua. A primeira instituição a dar o seu apoio a este evento foi o Palácio de Buckingham. Sua Majestade a Rainha Isabel II lembra-se muito bem das celebrações dos 600 anos da Aliança, que contou com a visita de Sua Alteza Real, o Principe Philip, Duque de Edimburgo a Portugal. Queríamos contar com o apoio das autoridades civis, militares e também religiosas, nesse sentido, surge também o apoio de Sua Santidade o Papa Francisco, que abraçou este projeto de imediato, concedendo uma bênção à iniciativa, aos seus colaboradores e participantes.

Tratado de Tagilde – resenha

Considerado o proémio da Aliança LusoBritânica, o Tratado de Tagilde firmado a 10 de julho de 1372, na Igreja de São Salvador de Tagilde, sela uma das mais importantes amizades políticas de Portugal, originando a mais velha aliança diplomática do mundo, que perdura até aos nossos dias.

Em Tagilde, o Rei D. Fernando I de Portugal, firmou com o Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra um tratado de ‘amizades e alianças para sempre duradouras’ em que prometeram serem ‘bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros’ (Tratado de Tagilde, Artigo Primeiro, 1372).

Nesse local foi depois implantado, a 10 de julho de 1953, um Padrão no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.

Notas:

Videos da Apresentaçao encontram-se no canal de youtube de Portugal-Uk 650

Pode fotografias da apresentaçåo no album de Fotografias Flickr de Portugal-UK 650 e  aqui