CÂMARA ASSEGURA CÓPIA DO TRATADO DE TAGILDE PARA O MUNICÍPIO DE VIZELA
No âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, uma delegação de Vizela, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho, e pelo Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, acompanhada pela Presidente da iniciativa Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, efetuou ontem uma visita aos Arquivos Nacionais do Reino Unido, onde puderam ver o documento original do Tratado de Tagilde, assinado em Tagilde a 10 de julho de 1372.
No local, Sean Cunningham Head of Medieval, Early Modern, Legal and Map Records, e Patricia Humphries do Chief Executive Office promoveram uma visita privada aos documentos originais, do séc. XIV, que estiveram na origem da mais antiga aliança diplomática do mundo: o Tratado de Tagilde e o Tratado de Paz, Amizade e Aliança, declarações datadas de 1372 e 1373, respetivamente.
No seguimento desta visita, a Câmara Municipal de Vizela agilizou os procedimentos para obter uma cópia do Tratado de Tagilde, sendo que já dispõe neste momento de fotografias daquele Tratado.