Missa Cantada pelo Coro do Oriel College, Universidade de Oxford, dirigido pelo maestro Owen Rees, Igreja da Lapa Porto, Domingo 30 de Junho, 12h00

CORO DO ORIEL COLLEGE

O coro da Capela do Oriel College da Universidade de Oxford é um coro de vozes mistas que canta os serviços religiosos na Capela do Oriel College durante o período letivo, e faz anualmente nas férias lectivas digressões internacionais por todo o mundo desde os EUA à Australia. O coro está comprometido com o desenvolvimento contínuo da tradição coral, tendo encomendado novas obras de compositores como Judith Bingham, David Briggs, Herbert Chappell. O renascimento da música do passado também faz parte da sua missão. Em 2017, estreou a cantata Hino do Terceiro Coro Angélico (1895) do historiador e editor musical Edmund Fellowes (ex-aluno do Oriel College). Com vários CD gravados, acabou de lançar este mês de Junho um disco pela Convivium Records com música de Henry Aldrich, clérigo e compositor do período Stuart.

DAVID MAW – MAESTRO

David Maw é Fellow e Diretor de Música no Oriel College, possuindo o título de Professor Associado em Música na Universidade de Oxford. David Maw combina a composição, performance e academia tendo ganho prémios em cada uma destas áreas. As suas publicações académicas incluem obras sobre música francesa do século XIV e música inglesa do século XX, sendo que atualmente está a criar uma edição online das obras musicais de Guillaume de Machaut. Para além da direção de coros e grupos vocais, apresenta-se regularmente como organista em solo e ensemble, tendo atuado em locais emblemáticos tais como a Catedral Notre Dame de Paris.

ORIEL COLLEGE

O Oriel College é um dos Colleges da Universidade de Oxford. Foi fundado em 1326 pelo Rei Eduardo II com o título de “Colégio da Virgem Maria” com o objetivo de ser um “colégio de académicos para o estudo de várias matérias em hora da Virgem”. Em 1329, o Colégio anexou por doação real, o edifício, La Oriole, tendo passado gradualmente e ser denominado Oriel. Pelo Oriel College passaram eminentes figuras incluindo os premios Nobel James Edward Meade e Alexander Todd e dois santos da Igreja católica: Tomas Moro, e o Cardeal John Henry Newman, tendo Newman sido Fellow e Capelao do College antes da sua conversão à Igreja Católica.

 

  • 00

    days

  • 00

    hours

  • 00

    minutes

  • 00

    seconds