EDIÇÕES COMEMORATIVAS DOS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA

Travessa de Porcelana da Vista Alegre

 

 

 

Em parceria com a Vista Alegre foi criado um prato de porcelana comemorativo dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, inspirado no brasão de armas da Rainha Catarina de Bragança que se encontra na Queen’s Chapel, no Palácio de S. James em Londres, onde teve lugar o evento de lançamento de Portugal-UK 650. A Queen’s Chapel foi a Capela privada da Rainha D. Catarina de Bragança, esposa do Rei Carlos II do Reino Unido e filha do Rei D. João IV de Portugal.

O brasão neste prato comemorativo combina as armas de Portugal e do Reino Unido, rodeadas por rosas brancas e vermelhas, e rosas Tudor.  A Rosa Tudor (com cinco pétalas vermelhas e cinco pétalas brancas) é o emblema floral heráldico da Inglaterra, usado pelos Monarcas do Reino Unido, e o seu nome deriva da Dinastia de Tudor que uniu a Casa de Lencastre (cujo emblema é a Rosa Vermelha)  e a Casa de York (cujo emblema é a Rosa Branca), pondo fim à “Guerra das Rosas”. O Verso do Prato Comemorativo contém uma  explicação do início da  Aliança Luso-britânica.

Edição especial imitada a 195 exemplares, com elementos a ouro e elementos pintados à mão.

Especificação: Altura 25 mm; Largura 275 mm; Cumprimento 350 mm. Peso sem embalagem 1340 gr.

Pode adquirir o prato “Aliança 650” no site da Vista Alegre.

CTT POSTAL DA REPÚBLICA

Os CTT Correios de Portugal emitiram um Postal Inteiro da República, comemorativo dos 650 anos da assinatura do Tratado de Tagilde em parceria com Portugal-UK 650.

 

 

RELÓGIO ISOTOPE ” OLD RADIUM PORTUGAL-UK 650″

Relógio comemorativo dos 650 anos da Aliança Luso Britânica em parceria com a marca britânica Isotope, tendo como Media Partner a Revista Espiral do Tempo (Spiral du Temp)

Pode adquirir este belíssimo relógio no site da Isotope. Pulseira disponível em três cores.

O relógio Old Radium Portugal-UK 650 inclui elementos alusivos à história marítima de Portugal e do Reino Unido. A caixa em bronze, com um diâmetro de 40mm, remete para a conquista dos mares — tratando-se de uma liga metálica desde sempre usada no contexto náutico. O mostrador branco com orla contrastante em preto para a escala dos minutos apresenta um revestimento em esmalte. Os ponteiros e os algarismos combinam com o bronzeado da caixa, enquanto a correia em couro texturado com fivela de bronze serve de complemento ideal ao conjunto. O fundo em titânio inclui a gravação do número do exemplar e o vidro em safira apresenta o logo de Portugal-Uk 650 que inclui elementos dos brasões de armas de Portugal e Inglaterra em 1373 e 2023, deixando entrever por baixo o movimento automático suíço Landeron 24, com 40 horas de reserva de carga.

 

Movimento | Corda automática. Calibre Landeron 24, 40h de reserva de corda, 25 rubis, 28.800 alt/h.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40mm | Bronze escovado, coroa de rosca. Vidro de safira com tratamento antirreflexo; fundo em titânio jateado, com vidro de safira pintado exclusivamente com os brasões de Inglaterra e Portugal. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Calfe preto italiano com sistema de troca fácil. Fivela de bronze escovado. Correias em calfe castanho italiano e camurça podem ser adquiridas separadamente.

Especificações Técnicas:

  • Brushed CuSn8 Bronze case, sandblasted Titanium exhibition case back exclusively painted with the logo of Portugal-UK 650 that combines elements of the coats of arms of England and Portugal
  • Case diameter 40mm X 47mm (with lugs)
  • Height 10.1mm
  • Anti-reflective crystal sapphire
  • Screw-down crown at 3 o’clock
  • White Milk Enamelled dial with bold Arabic numbers coated with Old Radium SuperLuminova, Date window at 3 o’clock
  • Isotope Brushed Bronze Sword hands applied with Old Radium luminescent coating
  • Water-resistance 100m / 10 atm / 330 ft (Light swim rated)
  • 20mm Quick-release Black Italian calfskin strap with bespoke Bronze Brushed Buckle

Swiss Landeron Mechanical Movement

  • Automatic, self-winding
  • Power reserve 40 hours
  • 25 Jewels, 28800A/h
  • Accuracy -12/+12 s/day
  • Decorated, Côtes de Genève, perlage

 

PADRÃO DE TAGILDE

Padrão de Tagilde é uma peça em barro idêntica ao Padrão em pedra que se encontra em Tagilde,  comemorativo da assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372.

Concebido pela Câmara Municipal de Vizela, contém uma  resenha histórica na caixa. 6 cores.  Para adquirir contacte o posto de turismo de Vizela: turismo@cm-vizela.pt

VINHO DO PORTO COMEMORATIVO

Em parceria com a Taylor’ Port  uma bela caixa de Vinho do Porto Comemorativa dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, em madeira e com um resumo do Tratado.

PLACA COMEMORATIVA

 

Um placa comemorativa de madeira foi erigida para marcar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, celebrando o valor da amziade. A placa foi inaugurada por Sua Excelência Chris Sainty  Embaixador do Reino Unido em Portugal e encontra em Braga, na AESAS.

 

PLANTAÇÂO DE ÀRVORES COMEMORATIVAS

 

Foram plantadas duas árvores comemorativas dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica. A primeira foi plantado por Sua Excelência o Embaixador do Reino Unido em Portugal Chris Sainty, tendo sido escolhida arvore techo, pelas sua relação histórica com Portugal. Os arqueiros ingleses vinham a Portugal buscar o techo para construir os seus arcos. Saiba mais neste belo folheto informativo.

A segunda arvore foi plantada no AESB de Gondomar, distrito do Porto.

 

 

FILME DOCUMENTÁRIO

 

Um filme documentário sobre as comemorações e os 650 anos da Aliança Luso-Britânica está a ser realizado. Este documentário inclui entrevistas com varias personalidades e académicos de ambos os países, assim como filmagens em locais emblemáticos relacionados com a Aliança

Realizador: Martin John Dale.

 

 

CD COMEMORATIVO

Será lançado um CD comemorativo com música coral portuguesa e inglesa dirigido pelo Prof Doutor Owen Rees, Diretor Artístico de Portugal-UK 650.

Partilhamos vídeo de gravação dirigida por Owen Rees com o coro do Queen’s College Oxford, para a banda sonora do Filme da Warner Bros ‘Harry Potter  e o Enigma do Príncipe’, que foi gravado nos famosos Abbey Road Studios. Esta canção pode ser ouvida em vários pontos do filme, nos créditos finais e no CD da Banda sonora que recebeu nomeação para um Grammy e ganhou o prémio de Classical  FM Film Music of the Year Award.

 

 

PUBLICAÇÕES

TRATADOS LUSO-BRITÂNICOS DO SÉCULO XIV

Será publicada  uma edição facsimile dos tratados Luso-Britânicos do século XIV: Tratado de Tagilde 1372, Tratado da Aliança 1373, Tratado de Windsor 1386 (veja detalhes na seçao Aliança) que incluirá uma transcrição paleográfica dos tratados, assim como uma tradução em português e em inglês da transcriçao paleográfica. Este trabalho minucioso, que também abarcará o estudo da cópia do tratado de Windsor existente na Torre do Tombo (imagem ao lado), nunca foi feito e até à data nao existem traduções em ambas as línguas destes tratados o que dificulta o seu estudo. Por isso esta ediçao será um grande avanço que facilitará o estudo e a melhor compreensão destes tratados que marcaram os inicios da Aliança Luso-Britânica.

Imagem cedida pelo ANTT.  PT-TT-GAV-18-3-25_m0001.

À DESCOBERTA DO TRATADO DE TAGILDE 

Livro ilustrado bilingue para crianças sobre o Tratado de Tagilde.

Texto de Helder Magalhães.

Traduçao de Ana Ria Ribeiro de Freitas

Ilustração de Ana Moscoso

Edição:  Portugal-UK 650 e Câmara Municipal de Vizela.

Para adquirir o livro contactar a Camara de Vizela.

650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA

Livro interdisciplinar com artigos académicos de participantes no Congresso Interdisciplinar sobre os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, que decorreu na Universidade do Minho de 6 a 9 de Julho de 2022.

Coordenação cientifica e editorial: Alexandra Maria Rodrigues de Araujo

Editora: Universidade do Minho

 

ESTREIAS

NOVAS OBRAS PERFORMATIVAS CRIADAS NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DOS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA

“DANÇA EM PERPETUIDADE”

No âmbito do projeto “Dança em perpetuidade” em parceria com o English National Ballet, com apoio da Câmara de Braga.

Compositora: Charlotte Harding; Coreógrafa Ruth Brill em colaboração com 12 coreógrafos portugueses e britânicos. Guarda roupa de András Jacobs. Coordenação: Fleur Derbyshire F (Director of Engagement da English National Ballet); Direção Artística de de Laura Harvey (Head of Creative Programmes da English National Ballet).

Estreia mundial teve lugar no dia 9 de Julho de 2022, na praça do Município em Braga, com a performance de cerca de 100 jovens bailarinos e o Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, sob direção do maestro Owen Rees.

Pode ver o video desta performance no nosso canal de youtube, assim como todas as fotos no album Flickr de Portugal-UK 650.

“SE A TANTO ME AJUDAR O ENGENHO E ARTE”

Coreografia e direção de Renato Peroni de Castro, coreógrafo da English National Ballet com musica de Carlos Seixas, Concerto para Cravo em sol menor.

Inspirado no verso dos Lusíadas de Luis de Camões “Se a tanto me ajudar o engenho e arte”. Guarda roupa de Renato Peroni de Castro, e Edição de som de Liam Quinn.

Estreia mundial a 9 Julho 2022, Theatro do Circo e, Braga, interpretada por solistas di English National Ballet.

Pode ver esta obra no video da Gala de 9 de Julho no nosso canal de youtube, assim como as fotos no album de Flickr de Portugal-UK 650

 

“ON TEA”

Estreia mundial a 24 de Abril de 2022, no Altice Forum de Braga. Obra composta por Barbara Franqueira, Rita Castro e Carlos Augusto inspirado no poema “On Tea” de Edmund Walles.

“On Tea” foi o primeiro poema em inglês que usou a palavra cha/tea e foi escrito em homenagem  ao aniversario da Rainha D. Catarina de Bragança, esposa do rei Carlos II do Reino Unido, que introduziu o costume de beber o cha no Reino Unido.

 

ÓPERA PORTUGAL-UK 650

Sob direção de Maria Cristina Miranda Gonçalves foi criada uma ópera sobre a Aliança Luso Britânica. O primeiro ato decorre no século XIV no inicio da Aliança Luso-Britânica e o casamento do Rei D Joao I de Portugal e D. Filipa de Lencastre. O segundo ato decorrer no século XVII na corte da Rainha Catarina de Bragança e do Rei Carlos II do Reino Unido.

A estreia decorre a 21 de Abril de 2022 no Auditório Vita em Braga, interpretada pelos cantores do Estudio de Ópera da Escola Artística do Conservatorio Calouste Gulbenkian de Braga,

Pode ver as fotos do album Flickr de Portugal-UK 650.

“POWER PLUS KNOWLEDGE”

Obra de música electroacústica do jovem compositor José Nuno Miranda, para marcar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica. A obra usa materiais derivados da musica medieval portuguesa e inglesa da época em que se iniciou a Aliança. Estreia decorreu no Altice Forum a 24 de Abril 2022.

Apoio