EDIÇÕES COMEMORATIVAS DOS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA

Prato de Porcelana da Vista Alegre

 

 

 

Em parceria com a Vista Alegre foi criado um prato comemorativo dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, inspirado no brasão de armas da Rainha Catarina de Bragança que se encontra na Queen’s Chapel, no Palácio de S. James em Londres, onde teve lugar o evento de lançamento de Portugal-UK 650. A Queen’s Chapel foi a Capela privada da Rainha D. Catarina de Bragança, esposa do Rei Carlos II do Reino Unido e filha do Rei D. João IV de Portugal.

O brasão neste prato comemorativo combina as armas de Portugal e do Reino Unido, rodeadas por rosas brancas e vermelhas, e rosas Tudor.  A Rosa Tudor (com cinco pétalas vermelhas e cinco pétalas brancas) é o emblema floral heráldico da Inglaterra, usado pelos Monarcas do Reino Unido, e o seu nome deriva da Dinastia de Tudor que uniu a Casa de Lencastre (cujo emblema é a Rosa Vermelha)  e a Casa de York (cujo emblema é a Rosa Branca), pondo fim à “Guerra das Rosas”. O Verso do Prato Comemorativo contém uma  explicação do início da  Aliança Luso-britânica. 

Pode adquirir o prato “Aliança 650” no site da Vista Alegre.

LEITÃO E IRMÃO JOALHEIROS

Leitão & Irmão Joalheiros que foram os Joalheiros da Casa Real portuguesa e da Casa Imperial do Brasil criaram uma coleção de cinco belíssimas peças comemorativas. 

Cada peça vai acompanhada por um pequeno livro sobre a Aliança Luso-Britânica. Fotos e mais detalhes  serão divulgados oportunamente.

PADRÃO DE TAGILDE

Padrão de Tagilde é uma peça em barro idêntica ao Padrão em pedra que se encontra em Tagilde,  comemorativo da assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372.

Concebido pela Câmara Municipal de Vizela, contém uma  resenha histórica na caixa. 6 cores.  Para adquirir contacte o posto de turismo de Vizela: turismo@cm-vizela.pt

 

 

CD COMEMORATIVO

Será lançado um CD comemorativo com música coral portuguesa e inglesa dirigido pelo Prof Doutor Owen Rees, Diretor Artístico de Portugal-UK 650. Este CD incluirá duas encomendas de obras musicais. Uma para comemorar os 650 anos do Tratado de Tagilde e outra para comemorar os 650 anos do Tratado da Aliança.

Partilhamos vídeo de gravação dirigida por Owen Rees com o coro do Queen’s College Oxford, para a banda sonora do Filme da Warner Bros ‘Harry Potter  e o Enigma do Príncipe’, que foi gravado nos famosos Abbey Road Studios. Esta canção pode ser ouvida em vários pontos do filme, nos créditos finais e no CD da Banda sonora que recebeu nomeação para um Grammy e ganhou o prêmio de Classical Music Film Music of the Year Award.

 

 

PUBLICAÇÃO DOS TRATADOS LUSO-BRITÂNICOS DO SÉCULO XIV

Será publicada  uma edição facsimile dos tratados Luso-Britânicos do século XIV: Tratado de Tagilde 1372, Tratado da Aliança 1373, Tratado de Windsor 1386 (veja detalhes na seçao Aliança) que incluirá uma transcrição paleográfica dos tratados, assim como uma tradução em português e em inglês da transcriçao paleográfica. Este trabalho minucioso, que também abarcará o estudo da cópia do tratado de Windsor existente na Torre do Tombo (imagem ao lado), nunca foi feito e até à data nao existem traduções em ambas as línguas destes tratados o que dificulta o seu estudo. Por isso esta ediçao será um grande avanço que facilitará o estudo e a melhor compreensão destes tratados que marcaram os inicios da Aliança Luso-Britânica.

Imagem cedida pelo ANTT.  PT-TT-GAV-18-3-25_m0001.

CTT POSTAL DA REPÚBLICA

Os CTT Correios de Portugal emitiu um Postal Inteiro da República, comemorativo dos 650 anos da assinatura do Tratado de Tagilde.

VINHO DO PORTO COMEMORATIVO

Em parceria com a Taylor’ Port, será lançado um Vinho do Porto Comemorativo dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.

Apoio