Maio 2022

MO
TU
WE
TH
FR
SA
SU
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
Events for 1 Maio
No Events
Events for 2 Maio
Events for 3 Maio
No Events
Events for 4 Maio
No Events
Events for 5 Maio
No Events
Events for 6 Maio
No Events
Events for 7 Maio
No Events
Events for 8 Maio
No Events
Events for 9 Maio
No Events
Events for 10 Maio
No Events
Events for 11 Maio
No Events
Events for 12 Maio
Events for 13 Maio
No Events
Events for 14 Maio
No Events
Events for 15 Maio
No Events
Events for 16 Maio
No Events
Events for 17 Maio
No Events
Events for 18 Maio
No Events
Events for 19 Maio
No Events
Events for 20 Maio
No Events
Events for 21 Maio
Events for 22 Maio
No Events
Events for 23 Maio
No Events
Events for 24 Maio
No Events
Events for 25 Maio
No Events
Events for 26 Maio
No Events
Events for 27 Maio
No Events
Events for 28 Maio
No Events
Events for 29 Maio
No Events
Events for 30 Maio
No Events
Events for 31 Maio
No Events
Eventos que já Aconteceram

Centenário do Dia da Paz, 19 Julho 2019

Portugal-UK 650 teve o seu lançamento no Palácio de St James’s em Londres, com uma ‘Celebração de Paz e Amizade Perpétua’, no dia 19 de Julho de 2019, marcando o centenário do “Dia da Paz”.

No Dia da Paz, há 100 anos atrás, a 19 de Julho de 1919, cerca de 15.000 soldados de todas as Forças Aliadas, incluindo o Regimento Português, viajaram a Londres para celebrar o fim da I Guerra Mundial e marcharam diante de membros das famílias Reais britânica e portuguesa. Na tribuna Real para alem da família Real britânica, só esteve a família Real portuguesa que se encontrava em exílio.

Dia da Paz 19-07-1919. Da esquerda: Rei D Manuel II de Portugal e sua esposa Rainha Augusta Vitoria, Príncipe de Gales, Rei Jorge V, Rainha Mary e Rainha Alexandra (Rainha Mãe)

A ‘Celebração de Paz e Amizade Perpétua  decorreu na Queen’s Chapel, Capela Real de Sua Majestade a Rainha, no Palácio de St James’s, em Londres, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e a presença de autoridades de ambos os países.

Escolhemos a Capela Real da Rainha – The Queen’s Chapel – no Palácio de St James’s em Londres, porque foi a Capela privada da Rainha D. Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV de Portugal. Por cima do altar encontra-se o brasão de armas da Rainha D. Catarina de Bragança suportado por dois anjos. O seu brasão é uma combinação do seu escudo de armas como Infanta de Portugal com o escudo de armas do seu marido Rei Charles II, unindo assim as armas de Portugal e do Reino Unido.

Este evento constituiu uma rara oportunidade de ver o serviço ‘Braganza Silver’, um famoso conjunto de peças de prata usado no casamento do Rei Carlos II com a Rainha Catarina de Bragança. Este conjunto faz parte das Joias da Coroa do Reino Unido e é mantido na Torre de Londres. Belas peças das ‘Pratas de Bragança’, foram trazidas para a Queen’s Chapel, sob escolta policial, especificamente para o evento de Portugal-UK 650 e foram colocados em exposição no altar principal. Estamos muito gratos à Casa Real e à Capela Real de Sua Majestade por terem organizado a exibição destas peças.

O evento foi liderado pelo Reverendo Cónego Paul Wright, Sub-Dean da Capela Real de Sua Majestade, Deputy Clerk of the Closet, Capelão Domestico de Sua Majestade a Rainha e Sub-Almoner. O Rev Con. Paul Wright é o único membro eclesiástico a tempo inteiro da Casa Real do Reino Unido. Sua Excelência Chris Sainty, Embaixador de Sua Majestade na República Portuguesa, leu a primeira leitura na ‘Celebração de Paz e Amizade perpétua’.

A Ministra Plenipotenciária e Cônsul Geral de Portugal, Dra. Cristina Pucarinho, leu em português, uma passagem do Evangelho de São João sobre a amizade. A música foi dirigida pelo maestro Joe McHardy (Maestro do Coro da Capela Real de Sua Majestade) e o Prof. Doutor Owen Rees (Maestro do Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford).

A Universidade de Oxford esteve representada por vários membros desta Universidade:

-Reitor (Provost) do Queen’s College: Prof. Doutor Paul Madden. A Rainha Catarina de Bragança foi Patrona deste Colégio fundado em 1341.

-Heather Professor of Music: Prof Doutor Eric Clark. A Cátedra Heather Professor foi criada na Faculdade de Música em 1624 e está associada a um Fellowship no Wadham College.

-Prof Doutor Liam Gearon do Harris Manchester College e da Faculdade de Educação, Membro da Comissão Cientifica de Portugal-UK 650

-Prof Doutora Maria João Rodrigues de Araujo do Queen’s College e da Faculdade de Música, Presidente de Portugal-UK 650.

Nesta foto também se podem ver:

-Sua Excelência Embaixador Chris Sainty, Embaixador de Sua Majestade em Portugal. 

-Sua Excelência Embaixador Manuel Lobo Antunes, Embaixador de Portugal no Reino Unido. 

-Dra. Cristina Pucarinho, Ministra Plenipotenciária e Cônsul-Geral de Portugal. 

-Rev. Cónego Paul Wright, Sub-Dean da Capela Real de Sua Majestade. 

-Rev. Stephen Brookes, Deputy Priest in Ordinary de Sua Majestade e Capelão do Royal Hospital Chelsea.

 

Missa Santada na catedral do Porto, 9 Setembro 2019

Missa cantada pelo Coro da Sé Catedral do Porto e o Coro do Queen’s College Oxford, na festa da Dedicaçåo da Catedral. O Rei D. Joao I e a Rainha Filipa de Lencastre casaram nesta Catedral em 14 de Fevereiro de 1387

 

Masterclass de Coro, Owen Rees, Aveiro, 10 Setembro 2019

 

Concerto na Catedral de Aveiro, 10 Setembro 2019

Concerto com atuaçao do Coro Vux Nua de Aveiro e Coro do Queen’s College Oxford. Musica inglesa e portuguesa.

 

Concerto na Igreja da Lapa, Porto, 11 Setembro 2019

Concerto pelo Coro da Sé Catedral do Porto e o Coro do Queen’s College Oxford. Música inglesa e portuguesa.

 

Concerto na Sé Catedral de Braga, 13 Setembro 2019

Concerto pelo Coro do Queen’s College Oxford, dirigido por Owen Rees. Musica britânica e Portuguesa

 

Concerto no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, 14 Setembro 2019, dia da Exaltaçao da Santa Cruz

Concerto pelo Coro do Queen’s College Oxford. Maestro Owen Rees.

Obras de Pedro de Cristo, Duarte (Missa beata virgine Maria), anónimo (preservado num manuscrito no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), William Byrd, Charles Wood, John Rutter, Herbert Howells William Harris.

 

Missa Cantada na catedral de Braga, 15 de Setembro 2019

Coro do Queen’s College Oxford. Maestro Owen Rees.

 

EVENTOS EM 2021

Apresentaçao das Comemoraçoes em Vizela, 21 de Abril 2021. 

Intervençao do Presidente da Camara de Vizela e Maria Joao Rodrigues de Araujo, Presidente de Portugal-UK 650

 

Universidade de Cambridge, 30 Novembro 2021, 21h00.

Seminario e Prova de Vinhos. Dirceu Vinna Jr, MW

 

Universidade de Oxford, Dia da Restauraçao da Independência de Portugal, 18h30

Vésperas Cantadas e Porto de Honra. Queen’s College Oxford. Coro do Queen’s College da Universidade dirigido por Owen Rees. Celebrante Rev. Katherine Price, Chaplain of The Queen’s College Oxford. Pode ver a transmissao online das Vesperas aqui que contou com obras de musica portuguesa e inglesa do periodo da Restauraçao. Este evento contou com o apoio do Instituto Camoes, Ministerio dos Negocios Estrangeiros e a Embaixada de Portugal no Reino Unido.

 

Online Workshop. “Making an Alliance Last in an Age of Conflicts: Obligations and Deterrence in the Medieval Anglo-Portuguese Treaties”, 7 Dezembro 2021, 17h00

Orador Principal: Jenny Benham FRHistS FHEA, Professor de Historia Medieval, Universidade de Cardiff, Escola de Historia, Arqueologia e Religiao. Comentador: Russell Sandberg, Professor de Direito, Universidade de Cardiff,  Escola de Direito e Polìtica. Em parceria com o JusGov e Escola de Direito da Universidade do Minho. Coordenaçao Científica: Alexandra M Rodrigues Araujo, Joao Sergio Ribeiro.

 

Teatro Hamlet de William Shakespeare. Theatro do Circo de Braga.

Dia 11, 12, 13, 14 de Janeiro 2022, 21h30. Dia 12 e 13 de Jameiro 2022, 15h00, matinée para escolas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gala de Ano Novo, Espaço Vita, Braga, Portugal 22 de Janeiro de 2022, 21h00

Nesta Gala de Ano Novo, teve lugar uma atuação especial para celebrar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, em parceria com a Escola de Dança Ent’Artes, Braga.

 

 

Webinar : “The Mobility between Portugal and the United Kingdom after Brexit. What role for the Anglo-Portuguese Alliance?”, 27 January 2022, 15h00-16h30
Este webinar, que teve como oradores, Allan F Tatham, professor de Direito da University Sao Pablo CEU e
Patricia Jeronimo, professora de Direito da Universidade do Minho, faz parte do ciclo de conferências sobre as relações Luso-Britânicas.

Chamada de Comunicações

A Chamada de Comunicações/Painéis para o Congresso Interdisciplinar no 650º aniversário da Aliança Luso-Portuguesa, com o título “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspetivas de futuro” que decorrerá de 6 a 9 de Julho de 2022  foi encerrada. Pode ver mais informações aqui

 

 

“Macbad” – Uma adaptação de Macbeth por Shakespeare para os mais jovens. 4 e 5 de Fevereiro de 2022, 15h00.

 

Semana de Leitura Aliança Luso Britânica – 7-11 de Março de 2022

Na segunda semana de março teve lugar a semana de leitura dedicada à Aliança Luso Britânica. Esta iniciativa foi organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vizela para o publico escolar do concelho.

 

 

Lançamento de Prato Comemorativo – 16 de Março de 2022

No passado dia 16, na residência oficial do Embaixador Britânico em Portugal, teve lugar o lançamento do prato comemorativo criado pela Vista Alegre. Este prato, que é uma edição limitada, foi criado especificamente para as comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica!

 

23 de Março 2022, Apresentaçao das Comemoraçoes em Braga e lançamento do projeto Dança na Perpetuity em parceria com English National Ballet.

Com a preseança de Ricardo Rio, Presidente da Camara de Braga; Katherine Felton, Conselheira Politica da Enbaixada Britanica em Portugal;  Maria Joao Rodrigues de Araujo, presidente de Portugal-Uk 650, Fleur-Derbyshire Fox Director of Engagement do English National Ballet; Laura Harvey, Head of Creative Programmes do ENB e Joana Miranda do  Braga Media Arts.

 

Plantaçao de teicho comemorativa da Aliança Luso-Britanica por Sua Excelencia Chris Sainty, Embaixador de do Reino Unido em Portugal na  AESAS. Folheto explicativo sobre o evento e a escolha da arvore do teixo aqui.

Plantaçao de arvore para marcar Jubileu de S. M a Rainha no ambito do “The Green Canopy”, por SE Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, a comunidade da AESAS e Portugal-UK 650.

 

 

Opera “Portugal-UK 650”, 21 de Abril 2022, 21h30, Auditorio Vita.

 

Webinar “Do Rossio à City: Diaspora Sefardita e relaçoes luso-britanica na primeira metade do seculo XVIII”, 22 de Abril 2022, 15h00.

 

Mega Concerto “Portugal-UK 650”, 24 de Abril 2022, 18h00, Altice Forum Braga

Convite às Escolas

Portugal-UK 650 é uma iniciativa que, celebrando o passado, está virada para o futuro e pretende que os valores defendidos no tratado e o exemplo dos 650 anos de amizade e paz entre as duas nações, inspire as gerações mais jovens, que são o futuro da nossa sociedade a promoverem uma cultura de paz e amizade nas suas comunidades. fazendo a diferença e contribuindo para um mundo melhor. Ao mesmo tempo, os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a sua história e herança cultural, assim como desenvolver várias competências.

Para além das sugestões de actividades que deixamos aqui no nosso website, lançamos o desafio às escolas para criarem os seus próprios projetos no âmbito das Comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica e partilharem connosco os vossos planos, projetos e actividades.

Salientamos que haverá exposições em Portugal e no Reino Unido onde figurarão uma seleção dos trabalhos realizados no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança. Nomeadamente já em  2022, haverá uma exposição em Portugal nos mês de Julho e uma exposição em Londres. Lançamos o desafio a participarem com os vossos trabalhos.

Por ultimo, agradecemos que nos enviem fotos (e vídeos) dos vossos trabalhos e atividades, informando se podemos partilhar no nosso site e redes sociais, para o seguinte endereço electrónico: media@portugal-uk650.com. 

 

Visita à escola EB1 Marco Canaveses com professores, pais e alunos da turma J8.

Recursos Educativos: British Council

Em parceria com o British Council foram desenvolvidos recursos didáticos sobre a Aliança Luso-Britânica, em portugues e inglês, que pode descarregar aqui. Teríamos muito gosto em saber como utilizou estes materiais, e agradecemos que envie fotos (e vídeos se tiver) das sessões que realizar para media@portugal-uk.650,  mencionando se podemos partilhar as fotos no nosso site e redes sociais

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e as oportunidades educativas. Está presente em seis continentes e em mais de 100 países. Saiba mais sobre o British Council aqui:

Responsável: Richard Fleming, Director de Educaçao e Cultura do British Council

Pré-Primaria Fichas em Inglês 

Pré-Primária Powerpoint em Inglês

Pre-Primária em Português

Pre-Primária Powerpoint em Português

Primeiro Ciclo em Inglês

Primeiro Ciclo em Português

Secundária em Inglês

Secundária em Português

 

Recursos Educativos: Jubilee Centre

Em parceria com o Jubilee Centre for Character and Virtue da Universidade de Birmingham foram desenvolvidos recursos didáticos sobre os valores do tratado fundacional da Aliança, em particular sobre a amizade  em inglês e português. Descarregue aqui os materiais didáticos e partilhe connosco fotos (e vídeos) das sessões que realizar enviando para media@portugal-uk650.com, informando se pudemos partilhar no site e redes sociais de Portugal-UK 650

Equipa: Paul Watts; Michael Fullard, FHEA;  Eugenio Lopes (traduçåo)

O Jubilee Centre é considerado por muitos o centro de investigação de referência a nível mundial na educação do desenvolvimento do carácter,  virtudes e florescimento. Explore mais sobre o seu trabalho e os guioes didaticos disponiveis em https://www.jubileecentre.ac.uk

Lição do 8-11 anos:

Portugues 8-11 anos, doc A

Portugues 8-11 anos, doc B

Inglês 8-11 anos, doc A

Inglês 8-11 anos, doc B

11-14 anos:

Português 11-14 anos doc A, 

Português 11-14 anos, doc B

Inglês 11-14 anos, doc A,

Inglês 11-14 anos, doc B

Formação de Lideranças

Em parceria com o Oxford Character Project da Universidade de Oxford, estamos a planear um programa de desenvolvimento de liderança para jovens do Reino Unido e Portugal, que continuará para além das comemorações. Este programa irá incorporar os valores fundamentais do tratado de Aliança no cerne do que significa para uma geração emergente exercer uma liderança responsável. Compartilharemos mais novidades sobre o programa brevemente. 

O Oxford Character Project é uma iniciativa interdisciplinar da Universidade de Oxford, dedicada ao cultivo do caráter e da liderança responsável. Liderada por Edward Brooks, combina investigação avançada da indústria, com programas de desenvolvimento de liderança e caráter. 

Há uma necessidade premente de líderes em todos os ambientes que assumam a responsabilidade de promover o florescimento das organizações, da sociedade e do meio ambiente. No cerne dessa liderança está o caráter – qualidades intelectuais, relacionais e morais, como criatividade, humildade, empatia, compaixão, coragem e esperança. Essas qualidades podem ser desenvolvidas. Eles permitem aos líderes pensar com clareza em situações de complexidade, abraçar a colaboração e a diversidade e perseverar nas dificuldades. 

O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Liderança de Portugal-UK 650 é olhar para o futuro, proporcionando a uma geração emergente a oportunidade de colaborar na resolução de desafios prementes, adquirir competências que os ajudem a trabalhar eficazmente para o bem da sociedade e a crescer no carácter que irá permitir-lhes liderar com excelência no futuro.

Coordenação: Doutor Eduard Brookes, Director do Oxford Character Project.

 

Congressos e Conferências

CONGRESSOS

CONGRESSO INTERDISCIPLINAR 650 aniversário da Aliança Luso-Britânica, 6-9 Julho 2022

“Balanço do Passado e perspectivas de futuro” 

Por ocasião dos 650 anos do Tratado de Tagilde, 6-9 de  Julho de 2022, Universidade do MInho, Braga.

Os fundamentos jurídicos da aliança Luso-Britânica encontram-se no Tratado de Tagilde (10 de julho de 1372), e no Tratado de Londres (16 de junho de 1373).

O Tratado de Tagilde, firmado na Igreja de S. Salvador de Tagilde (município de Vizela, distrito de Braga), entre o rei D. Fernando I de Portugal e os representantes de João de Gante, Duque de Lencastre e quarto filho do rei Eduardo III de Inglaterra, é considerado o preâmbulo da aliança que ainda hoje vigora. Durante mais de seis séculos de existência, a aliança Luso-Britânica superou as mais desafiantes contingências históricas, incluindo duas Guerras Mundiais, a ascensão e queda de impérios, revoluções e descolonização, multilateralização das relações internacionais, integração europeia e o fim da Guerra Fria.

A Conferência Interdisciplinar “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspetivas de futuro”, que terá lugar na Universidade do Minho (Braga, Portugal) de 6 a 9 de julho de 2022, assinala o 650º aniversário do Tratado de Tagilde com um espaço criativo de diálogo e de intercâmbio de conhecimentos entre investigadores de diversas áreas do saber. O encontro deverá permitir uma compreensão mais profunda do passado e do presente da aliança, assim como perspetivar possíveis reverberações futuras.

Este Congresso é organizado pela Universidade do Minho  – Centro de Investigação em Justiça e Governação e pela Escola de Direito, em parceria com Portugal-UK 650.

Instituiçoes Parceiras

Universidade de Oxford, Universidade de Coimbra, Centro de  História da Sociedade e da Cultura; Universidade de Évora/Universidade do Minho, Centro de Investigação em Ciência Política; Universidade Católica – Lisboa, Instituto de Estudos Políticos; Iuris, Universidade de Lisboa. 

Veja detalhes da chamada para comunicações e painéis aqui (até 30 de Janeiro de 2022):

Portugues

Inglês

Coordenação Científica

Alexandra M. Rodrigues Araújo (JusGov/Universidade do Minho), João Sérgio Ribeiro (JusGov/Universidade do Minho), Mário Ferreira Monte (JusGov/Universidade do Minho)

Comité Organizador

Alexandra M. Rodrigues Araújo (JusGov/Universidade do Minho), Marco Gonçalves (JusGov/Universidade do Minho). 

Comissåo Científica

Anabela Gonçalves (JusGov/ Universidade do Minho), Andreia Barbosa (JusGov/Universidade do Minho), Carlos Abreu Amorim (JusGov/ Universidade do Minho), Cristina Dias (JusGov/Universidade do Minho), Hugo Flores (JusGov/Universidade do Minho),  Joana Aguiar e Silva (JusGov/ Universidade do Minho), João Carlos Espada (IEP, Universidade Católica – Lisboa), Joaquim Freitas da Rocha (JusGov/ Universidade do Minho), José Pedro Paiva (CHSC, Universidade de Coimbra), Liam Gearon (Universidade de Oxford), Marco Gonçalves (JusGov/ Universidade do Minho), Margarida Seixas (Universidade de Lisboa),  Maria de Assunção Vale Pereira (JusGov/ Universidade do Minho), Maria João Rodrigues de Araújo (Universidade de Oxford), Maria José Azevedo Santos (CHSC, Universidade de Coimbra), Maria Miguel Carvalho (JusGov/ Universidade do Minho), Miriam Afonso Brigas (Universidade de Lisboa), Owen Rees (Universidade de Oxford), Pedro Madeira Froufe (JusGov/ Universidade do Minho), Silvério Rocha e Cunha (CICP/Universidade de Évora), Teresa Pinto Coelho (Universidade Nova), Thomas F. Earle (Universidade de Oxford).

 

 

CONGRESSO INTERNACIONAL NA UNIVERSIDADE DE OXFORD

Detalhes a anunciar.

CONGRESSO INTERNACIONAL ESTORIL POLITICAL FORUM

Instituto de Estudos Politicas, Universidade Católica Portuguesa em associaçåo com Portugal-UK 650.

 Junho de 2023. Detalhes a anunciar.

 

CONFERÊNCIAS E WEBINARS

 7 dezembro às 17 horas, 2022

Título: Making an Alliance Last in an Age of Conflicts: Obligations and Deterrence in the Medieval Anglo-Portuguese Treaties.

Oradora Principal: Jenny Benham FRHistS FHEA

Senior Lecturer in Medieval History, University of Cardiff, School of History, Archaeology & Religion.

Comentador: Russell Sandberg

Professor of Law, University of Cardiff,  School of Law and Politics

Organização: Portugal-UK 650 e Universidade do Minho, JusGov, Escola de Direito.

Este webinar faz parte de um ciclo de webinars coordenado por Alexandra M. Rodrigues Araújo e Sérgio Ribeiro.

 

 27 de Janeiro 2022

Título: “Mobility between Portugal and United Kingdom. The role of the Anglo-Portuguese Alliance”

Oradores: Allan F Tatham, Professor de Direito, Universidade São Pablo CEU, Faculdade de Direito e Patricia Jeronimo, Professora de Direito, Universidade do Minho, Faculdade de Direito

“Do Rossio à City: Diáspora sefardita e relações luso-britânicas na primeira metade do século XVIII.

22 de Abril, 15h00-16h00

22 de Abril de 2022
Oradora Principal: Carla Vieira
Investigadora do CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Comentadora: Alexandra M. Rodrigues de Araújo, Investigadora do JusGov, Escola de Direito, Univesidade do Minho

Pode increver-se aqui!

Este Webinar insere-se num ciclo de seminários dedicado às relações luso-britânicas. Os oradores são investigadores do projeto “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do Passado e Perspetivas de Futuro. 

Com este ciclo de webinars pretendemos contribuir para uma compreensão mais profunda do passado e do presente da Aliança Luso-Britânica, assim como debater o seu futuro. Pretendemos, igualmente, fazer uma primeira abordagem a várias questões que serão aprofundadas na Conferência Interdisciplinar do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica, que se realizará de 6 a 9 de julho de 2022, na Universidade do Minho.

Organização: Portugal UK 650 e Universidade do Minho, JusGov, Escola de Direito.

Coordenação Cientifica: Alexandra M. Rodrigues Araújo e Sérgio Ribeiro.

Concursos

Participe e ganhe prémios em concursos sobre a Aliança Luso-Britânica. Mais concursos serão anunciados aqui, subscreva a nossa newsletter ou as nossas redes sociais para receber atualizações sobre os concursos.

CONCURSO DE CURTAS POÉTICAS (até 2 de maio 2022)

O ‘Concurso de Curtas Poéticas’ é uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Vizela, em parceria com Portugal-UK 650. 

Podem apresentar-se ao Concurso Curtas Poéticas projetos coletivos ou individuais. Os poemas concorrentes não devem ultrapassar os 140 carateres, sob pena de exclusão. O tema é “Alianças”.

Os poemas a concurso dividem-se em três categorias:

Infantil – até aos doze anos;

Juvenil – dos 12 aos 18 anos;

Adulto – mais de 18 anos.

Os interessados que pretendam participar no Concurso Curtas Poéticas podem postar os seus poemas na página de facebook do Concurso Curtas Poéticas em https://www.facebook.com/curtaspoeticas ou enviá-los via email para bmvizela@cm-vizela.pt, até ao dia 2 de Maio de 2022, com a indicação do nome e da categoria a que concorrem.

Serão atribuídos os seguintes prémios:

Na categoria infantil , serão oferecidos livros aos três primeiros classificados. 

Na categoria juvenil os prémios atribuídos são os seguintes:

  1. º classificado – vale de compras no valor de € 60,00
  2. º classificado – vale de compras no valor de € 40,00
  3. º classificado – vale de compras no valor de € 20,00

Na categoria adulto os prémios atribuídos são os seguintes:

  1.  º classificado – vale de compras no valor de € 100,00
  2. º classificado – vale de compras no valor de € 50,00
  3. º classificado – vale de compras no valor de € 25,00

Os poemas selecionados serão publicados num livro em data a definir.

Os participantes autorizam o uso dos seus textos.

Consulte aqui as Disposiçoes normativas do Concurso Curtas Poeticas e descarregue a Autorizaçao Parental caso necessário.

 

CONCURSO DE DESENHO (Candidaturas até 2 de Maio de 2022)

Concurso de Desenho ” Aliança Luso-Britânica; 650 anos do Tratado de Tagilde”, subordinado ao tema – Património material e imaterial do concelho de Vizela, com o objetivo de divulgar e promover esse mesmo património, com destaque para o Tratado de Tagilde, valorizando a expressão plástica e a capacidade criativa dos alunos das escolas do concelho.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vizela em associçao com Portugal-UK 650  é dirigida aos alunos das escolas de Vizela, do 1ºCEB (1º Ciclo), 2º e 3º ciclos e ao Ensino Secundário, de forma individual.
Os trabalhos devem ser entregues, pessoalmente ou por correio, na Biblioteca Municipal de Vizela, até dia 2 de maio de 2022.

 

CONCURSO CURTAS METRAGENS (candidaturas ate  31 de maio de 2022)

O ‘Concurso de Curtas-Metragens: Vizela segredos de um vale, Ediçao especial: Aliança’ é uma atividade organizada pelo departamento de juventude da Câmara Municipal de Vizela em parceria com Portugal-UK 650, que pretende promover e exibir projetos audiovisuais, em formato de curta-metragem. Os conteúdos multimédia finais terão como tema principal o conceito de “Aliança” e o concelho de Vizela.

O concurso destina-se a todas as pessoas entre os 14 e os 35 anos,  independentemente da sua nacionalidade ou residência.

O prazo de candidatura termina a 31 de Maio de 2022.

Serão premiados as três melhores curtas-metragens, com os seguintes prémios:

     1º Prémio: 500,00 euros

     2º Prémio: 300,00 euros

     3º Prémio: 150,00 euros

Consulte aqui as Disposiçoes normativas do Concurso de Curtas Metragens e  a Autorizaçao Parental caso necessária.

ENB Dança Comemorativa

O English National Ballet está a criar  uma nova dança para todos celebrarem a Aliança, como parte do projeto “Dança na Perpetuidade”. O tema “Dança da Celebração” foi criado para que todos possam dançar, quer seja um amador ou um artista. A coreografia será acessível, inclusiva e divertida, tendo como tema a paz e a amizade perpétuas. Os recursos digitais serão compartilhados aqui e nas redes sociais. 

Haverá também vídeos e recursos para apoiar quem desejar ensinar e aprender outras seções coreográficas do projeto  “Dança na Perpetuidade”. Os recursos incluirão aquecimento e arrefecimento, motivos centrais, qualidades de movimento, imagens, padrões espaciais e notas musicais. Cada um dos seis temas da seção coreográfica criativa é inspirado por um dos valores fundacionais da Aliança e será nomeado e alinhado a contextos contemporâneos para dar uma qualidade dinâmica específica a essa seção. Os seus temas são: Verdade; Fidelidade; Constância; Sinceridade; Afeto; Amabilidade. 

Daremos mais detalhes e publicaremos aqui os recursos oportunamente.

Sobre o English National Ballet .

Exposição “Philippa & Catarina”

 

Duas princesas, distantes no Tempo, partilharam destinos cruzados e deixaram uma indelével marca da sua presença.

Filipa, princesa Inglesa, foi rainha de Portugal, aí principiou a gloriosa dinastia de Avis e concebeu e moldou a mais insigne geração de príncipes da Europa do seu Tempo.

Catarina, princesa Portuguesa, foi rainha de Inglaterra, Escócia e Irlanda e levou no seu dote o mundo à corte Inglesa.

Comissário: João Micael, Presidente da Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento.

Convite aos Artistas

Portugal-UK 650 é uma atividade global e por isso lançamos um desafio a todos os  artistas para participarem nas comemorações da Aliança Luso-Britânica, partilhando o vosso talento com todos. Faça parte das comemorações, por exemplo através da criação de novas obras, novos espetáculos, de performance  e concertos de obras inglesas e portuguesas, etc.

Serão organizadas exposições em Portugal e no Reino com uma seleção dos trabalhos que forem realizados no âmbito do Portugal-UK 650 e convidamos os artistas a exporem as vossas criações. A primeira exposição será em Julho de 2022.

Ficaríamos muito gratos se partilhasse connosco os seus planos e nos enviasse  informações para nós divulgarmos a sua atividade antes dela acontecer, assim, como fotos  e vídeos das atividades para partilharmos no site e redes sociais de Portugal-UK 650.

Comércio e Cultura

 

Desde o início da Aliança, os comerciantes desempenharam um papel fundamental. O tratado de 1358, antes do início formal da Aliança, é esclarecedor a esse respeito. Na verdade, foram os mercadores e marinheiros portugueses que tomaram a iniciativa de enviar dois representantes à corte inglesa para pedir ao rei Eduardo um tratado comercial. Pedido a que o rei acedeu. Desta forma, este tratado – celebrado por um período de 50 anos – foi assinado pelo Rei D. Eduardo III de Inglaterra e D. Afonso Martins Alho, em representação dos mercadores do Porto e de Lisboa. Foi neste tratado que os mercadores negociaram pela primeira vez a livre circulação de pessoas e mercadorias entre os habitantes de Portugal e Inglaterra, Gasconha, Irlanda e País de Gales. Ao longo do século, os mercadores foram os principais condutores e defensores de um conjunto diversificado de liberdades comerciais e pessoais, como liberdade de residência, trânsito e religião, conferida nos vários tratados Luso-Britânicos a súbditos de uma parte nos territórios da outra. Nesse sentido, o Tratado de Westminster (10 de Julho de 1654) foi considerado a sua “Carta Magna”. Recordando o papel desempenhado pelos mercadores na Aliança,  Portugal-UK 650 irá promover algumas iniciativas para fomentar as relações comerciais  e de intercâmbio entre os dois países e para mostrar o que de melhor ambos os países têm para oferecer.

Apoio