Em parceria com o British Council foram desenvolvidos recursos didáticos sobre a Aliança Luso-Britânica, em português e inglês, que pode descarregar aqui.
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e as oportunidades educativas. Está presente em seis continentes e em mais de 100 países. Saiba mais sobre o British Council aqui:
Responsável: Richard Fleming, Director de Educação e Cultura do British Council
Pré-Primária Powerpoint em Inglês
Em parceria com o Jubilee Centre for Character and Virtue da Universidade de Birmingham foram desenvolvidos recursos didáticos sobre os valores do tratado fundacional da Aliança, em particular sobre a amizade em inglês e português. Descarregue abaixo os materiais didáticos.
Equipa: Paul Watts; Michael Fullard, FHEA; Eugenio Lopes (traduçåo)
O Jubilee Centre é considerado por muitos o centro de investigação de referência a nível mundial na educação do desenvolvimento do carácter, virtudes e florescimento. Explore mais sobre o seu trabalho e os guioes didaticos disponiveis em https://www.jubileecentre.ac.uk
Lição do 8-11 anos:
11-14 anos:
CONGRESSO INTERDISCIPLINAR 650 aniversário da Aliança Luso-Britânica, 6-9 Julho 2022, Universidade do Minho. Braga
Consulte o programa detalhado da conferencia aqui
“Balanço do Passado e perspectivas de futuro”
Por ocasião dos 650 anos do Tratado de Tagilde, 6-9 de Julho de 2022, Universidade do MInho, Braga.
Os fundamentos jurídicos da aliança Luso-Britânica encontram-se no Tratado de Tagilde (10 de julho de 1372), e no Tratado de Londres (16 de junho de 1373).
O Tratado de Tagilde, firmado na Igreja de S. Salvador de Tagilde (município de Vizela, distrito de Braga), entre o rei D. Fernando I de Portugal e os representantes de João de Gante, Duque de Lencastre e quarto filho do rei Eduardo III de Inglaterra, é considerado o preâmbulo da aliança que ainda hoje vigora. Durante mais de seis séculos de existência, a aliança Luso-Britânica superou as mais desafiantes contingências históricas, incluindo duas Guerras Mundiais, a ascensão e queda de impérios, revoluções e descolonização, multilateralização das relações internacionais, integração europeia e o fim da Guerra Fria.
A Conferência Interdisciplinar “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspetivas de futuro”, que terá lugar na Universidade do Minho (Braga, Portugal) de 6 a 9 de julho de 2022, assinala o 650º aniversário do Tratado de Tagilde com um espaço criativo de diálogo e de intercâmbio de conhecimentos entre investigadores de diversas áreas do saber. O encontro deverá permitir uma compreensão mais profunda do passado e do presente da aliança, assim como perspetivar possíveis reverberações futuras.
Este Congresso é organizado pela Universidade do Minho – Centro de Investigação em Justiça e Governação e pela Escola de Direito, em parceria com Portugal-UK 650.
Instituições Parceiras
Universidade de Oxford, Universidade de Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura; Universidade de Évora/Universidade do Minho, Centro de Investigação em Ciência Política; Universidade Católica – Lisboa, Instituto de Estudos Políticos; Iuris, Universidade de Lisboa.
Coordenação Científica
Alexandra M. Rodrigues Araújo (JusGov/Universidade do Minho), João Sérgio Ribeiro (JusGov/Universidade do Minho), Mário Ferreira Monte (JusGov/Universidade do Minho)
Comité Organizador
Alexandra M. Rodrigues Araújo (JusGov/Universidade do Minho), Marco Gonçalves (JusGov/Universidade do Minho).
Comissåo Científica
Anabela Gonçalves (JusGov/ Universidade do Minho), Andreia Barbosa (JusGov/Universidade do Minho), Carlos Abreu Amorim (JusGov/ Universidade do Minho), Cristina Dias (JusGov/Universidade do Minho), Hugo Flores (JusGov/Universidade do Minho), Joana Aguiar e Silva (JusGov/ Universidade do Minho), João Carlos Espada (IEP, Universidade Católica – Lisboa), Joaquim Freitas da Rocha (JusGov/ Universidade do Minho), José Pedro Paiva (CHSC, Universidade de Coimbra), Liam Gearon (Universidade de Oxford), Marco Gonçalves (JusGov/ Universidade do Minho), Margarida Seixas (Universidade de Lisboa), Maria de Assunção Vale Pereira (JusGov/ Universidade do Minho), Maria João Rodrigues de Araújo (Universidade de Oxford), Maria José Azevedo Santos (CHSC, Universidade de Coimbra), Maria Miguel Carvalho (JusGov/ Universidade do Minho), Miriam Afonso Brigas (Universidade de Lisboa), Owen Rees (Universidade de Oxford), Pedro Madeira Froufe (JusGov/ Universidade do Minho), Silvério Rocha e Cunha (CICP/Universidade de Évora), Teresa Pinto Coelho (Universidade Nova), Thomas F. Earle (Universidade de Oxford).
CONGRESSO NA UNIVERSIDADE DE OXFORD “Música, Criatividade e Cultura, 1642-88” , 21 de April de 2022, 9h00-18h00
Congresso em parceria com a Faculdad de Música da Universidade de Oxford, The Queen’s College Oxford, e Church Music Society.
Coordenação: Samuel Teague
O congresso decorre no Auditório Schulmann do Queen’s College. Pelas 18h00 segue-se o concerto na Capela do Queen’s College, pelo Coro do Queen’s College Oxford e o ensemble Instruments of Time & Truth, dirigido pelo maestro Owen Rees.
CONGRESSO TRANSATLÂNTICO, 27 e 28 Janeiro 2023, Ilha da Madeira, Câmara de Lobos
Congresso em associação com o IEP – Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, o Governo da Ilha da Madeira e Camara Municipal de Câmara de Lobos.
Consulte o programa em pdf aqui.
CONGRESSO INTERNACIONAL ESTORIL POLITICAL FORUM, 26-28 Junho 2023, Estoril Palace Hotel
“Rebuilding Consensus at home and abroad & Celebrating the 650th anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance”.
Consulte o programa detalhado aqui.
Conferência Reboot, 18 de Outubro 2023, Phillips, Londres.
Em parceria com a Fundação Joana Vasconcelos. Programação de D. André Quiroga. Pode ver o video da conferencia no Youtube de Portugal-UK 650.
7 dezembro às 17 horas, 2022
Título: Making an Alliance Last in an Age of Conflicts: Obligations and Deterrence in the Medieval Anglo-Portuguese Treaties.
Oradora Principal: Jenny Benham FRHistS FHEA
Senior Lecturer in Medieval History, University of Cardiff, School of History, Archaeology & Religion.
Comentador: Russell Sandberg
Professor of Law, University of Cardiff, School of Law and Politics
Organização: Portugal-UK 650 e Universidade do Minho, JusGov, Escola de Direito.
Este webinar faz parte de um ciclo de webinars coordenado por Alexandra M. Rodrigues Araújo e Sérgio Ribeiro.
27 de Janeiro 2022
Título: “Mobility between Portugal and United Kingdom. The role of the Anglo-Portuguese Alliance”
Oradores: Allan F Tatham, Professor de Direito, Universidade São Pablo CEU, Faculdade de Direito e Patricia Jeronimo, Professora de Direito, Universidade do Minho, Faculdade de Direito
22 de Abril, 15h00-16h00
“Do Rossio à City: Diáspora sefardita e relações luso-britânicas na primeira metade do século XVIII”.Oradora Principal: Carla Vieira
Investigadora do CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Comentadora: Alexandra M. Rodrigues de Araújo, Investigadora do JusGov, Escola de Direito, Univesidade do Minho
Este Webinar insere-se num ciclo de seminários dedicado às relações luso-britânicas. Os oradores são investigadores do projeto “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do Passado e Perspetivas de Futuro.
Organização: Portugal UK 650 e Universidade do Minho, JusGov, Escola de Direito.
Coordenação Cientifica: Alexandra M. Rodrigues Araújo e Sérgio Ribeiro.
O livro apresentado neste webinar, ainda antes da sua publicaçao veio a ganhar o Prémio de História Europeia 2022, da Academia Portuguesa da Historia .
27 de Junho 2022, 18h30, Hotel Estoril Palace
“Celebrating 650 years of the Anglo-Portuguese Alliance”
Oradora: Maria Joao Rodrigues de Araujo, presidente of Portugal-UK 650
Hosts: S.E. Ross Matthews (Vice Embaixador da Embaixada Britânica em Portugal) e Manuel Braga da Cruz (Antigo Reitor da UCP, membro do Conselho de Administração, IEP-UCP, Lisboa).
Chair: S.A.R. Dom Duarte, Duque de Bragança
Este evento decorreu no âmbito do Estoril Political Forum.
“650 anos da Aliança Luso-Britanica”, 27 Janeiro 2023, 18h00
Oradora: Maria Joao Rodrigues de Araujo, President of Portugal-UK 650
Museu da Imprensa Câmara de Lobos, Ilha da Madeira
Webinar “PT-UK 650” Educação (Pre-Primaria e Primaria), 6 de Março 2023, 16h45
Em parceria com a Direção Geral de Educação e British Council
Orador: Richard Fleming, Diretor de Educação e Cultura do British Council e professores do British Council
Webinar “PT-UK 650” Educação (2 e 3 ciclos), 9 de Março 2023, 18h45
Em parceria com a Direção Geral de Educação e British Council
Orador: Richard Fleming, Diretor de Educação e Cultura do British Council e professores do British Council
Workshop sobre os materiais educativos “PT-UK 650” na Conferencia anual da APPI, Associaçao Portuguesa de Professores de Ingles, 13 de Maio 2023.
Em parceria com o British Council e APPI.
Conferência pelos British National Archives, Iuris, Univesidade de Lisboa, 17 Maio 16h30
Celebrating 650 years of the Anglo-Portuguese Alliance. Jantar no IEP, Hotel Palacio do Estoril, 27 Junho 2023, 20h15
20:15-22:15 · Celebrating the 650th Anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance
in association with IEP-UCP, British Historical Society of Portugal, International Churchill Society of Portugal, International Churchill Society of Brasil, Oxford Society of Portugal, Royal British Club, Sociedade Histórica da Independência de Portugal and The Cambridge Club of Portugal
With the Presence of HRH Dom Duarte, Duke of Braganza
Host: HE Miguel Albuquerque (President of the Regional Government of Madeira).
Chairs: Maria João Araújo (University of Oxford; President of the Coordination Committee, Portugal-UK 650); José Ribeiro e Castro (President, Sociedade Histórica da Independência de Portugal); James W. Muller (Chairman, International Churchill Society Academic Advisers; University of Alaska, Anchorage).
Speaker: HE Christopher Sainty (Ambassador of the UK in Lisbon).
Closing Remarks: Edward Godfrey (Chairman, British Historical Society of Portugal).
No âmbito das comemorações existem duas atividades com a artista Joana Vasconcelos:
1- Reboot Conference: Em parceria com a Fundação Joana Vasconcelos na Phillips em Londres, a 18 de Junho 2023.
2- A exposição “Bolo de Noiva” em Waddesdon Manor em parceria com a Rothschild Foundation e Atelier Joana de Vasconcelos.
Inaugurada a 15 de Junho pelo Presidente da Republica de Portugal e o Ministro dos Negócios Estrangeiros pode ser visitada até Novembro de 2023. Portugal-UK 650 contribuiu para inauguração com a vertente musical. O coro do Queen’s College de Oxford dirigido por Owen Rees, diretor Artístico de Portugal-UK 650 interpretou no cimo do bolo de noiva canções relacionadas com a temática da exposição.
Joana Vasconcelos é uma artista plástica reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, com uma prática de 25 anos se estende ao desenho e ao vídeo. A mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes, em 2012 a sua exposição foi a mais visitada em França em 50 anos, com um número recorde de 1,6 milhões de visitantes. Em 2018, tornou-se na primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbau, que foi também uma das mais visitadas da história do museu e a quarta melhor desse ano para o The Art Newspaper. O bolo de Noiva é o seu projeto mais ambicioso até à data.
A Dança Comemorativa faz parte do projeto “Dança em Perpetuidade”, mas pode ser dançada em qualquer ocasião. Desafiamos todos a aprenderem esta coreografia e celebrarem a Aliança Luso-Britânica através da dança!
Dança em Perpetuidade, uma colaboração entre o English National Ballet e Portugal-UK 650, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, é um dos vários projectos culturais de excelência criados para celebrar o 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica. O objetivo é promover o diálogo intercultural, desenvolver as capacidades dos participantes, confiança, criatividade e cooperação, e promover a amizade e colaboração entre culturas.
Este projeto culminou com tres performances: em Braga a 9 de Julho de 2022; a 30 de Junho 2023 em Londres e a 17 de Março de 2024
O tema da celebração é para todos aprenderem algo novo, juntarem-se e divertirem-se, e é inspirado no Tratado Luso-Britanico de Aliança de Paz e Amizade perpétuas.
As seis escolas de dança que participam no projeto em 2022 são:
Academia Braga Dança
Arte Total
Ent´artes – Escola de Dança
Escola de Ballet do Colégio Dom Diogo de Sousa
Backstage Escola de Dança e Artes Performativas
Bracara Team
ESPECTÁCULO: 9 julho 2022, 5.30pm, Praça do Município, Braga.
Os dançarinos das seis escolas juntar-se-ão para executar a obra completa Dança em Perpetuidade na Praça do Município. Esperamos que possam vir e vê-los dançar, e gostaríamos que o maior número possível de membros da audiência participasse no final. Não é necessária qualquer experiência prévia de dança!
Calce os seus sapatos de dança para o final do espectáculo: todos são bem-vindos!
O English National Ballet deseja encorajar o maior número de pessoas possível a participar na final da Dança em Perpetuidade. Junte-se e abrace a arte da dança como uma oportunidade para aprender algo novo e participar numa experiência de celebração.
Criámos recursos gratuitos: filmes, uma faixa musical e um guião para aprender alguns passos e envolver-se no final, qualquer que seja a sua idade, experiência de dança e aptidão.
Filme 1: Introdução
Filme 2: Tema da Celebração (de pé)
Filme 3: Tema da Celebração (sentado)
EQUIPA DA DANÇA EM PERPETUIDADE
Equipa Criativa:
Coreógrafa: Ruth Brill
Compositor: Charlotte Harding
Designer de Figurinos: András Jacobs
Cineasta: Pete Snell, Estúdio Brilhante
Responsáveis de projeto de seis escolas em Portugal
Isabel Maia
Carolina Vieira
Diana Sá Carneiro
Joana Raquel Antunes
Rosália Passinhas
Cristiane Barbosa
English National Ballet:
Responsável de Projeto & Diretor of Envolvimento: Fleur Derbyshire-Fox
Consultor Artístico & Responsável Criativo: Laura Harvey
Fundada em 1950, o English National Ballet (ENB) é uma companhia de ballet pioneira que leva o ballet de classe mundial a um público o mais vasto possível. Estamos empenhados em desenvolver a forma de arte ao mesmo tempo que celebramos os clássicos e fazemos uma digressão nacional e internacional por locais de prestígio a nível mundial. A nossa contribuição significativa e influente para o sector cultural britânico é demonstrada por um público forte e diversificado, o talento excepcional que atraímos e retemos e o reconhecimento regular pelos principais prémios da indústria – ganhando recentemente o Prémio Nacional de Dança 2020 para “Melhor Resposta da Companhia à Pandemia”.
O ENB é reconhecido como líder britânico pela aprendizagem criativa e alcance comunitário, promovendo um envolvimento mais amplo e profundo com a Companhia e a forma de arte através das suas três vertentes abrangentes: Aprendizagem Criativa, Desenvolvimento de Talento e Envolvimento Público. O trabalho de Envolvimento do ENB promove a diversidade e a inclusividade em todos os projectos e programas; liga as comunidades a partir de uma ampla demografia – derrubando barreiras ao envolvimento e produzindo impactos positivos na saúde física, social e mentalmente. Colocando o repertório do ENB no centro do Engajamento, o ENB fornece programas de classe mundial, desenvolve talentos, está na vanguarda de colaborações de investigação inovadoras e forja parcerias inspiradoras a nível nacional e internacional.
Para saber mais, visite o website do English National Ballet em ballet.org.uk
O festival BBC Proms associa-se às comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, com um concerto de fado da cantora Mariza no Royal Albert Hall em Londres no dia 21 de Julho de 2023, 19h30. Mariza será acompanhada pela London Contemporary Orchestra e pela sua banda: Luis Guerreiro (Guitarra Portuguesa); Phelipe Ferreira (guitarra); Joao Frade (acordeão); Adriano Alves Dinga (guitarra baixo); João Freitas (percussão).
O concerto será tansmitido ao vivo na BBC Radio 3. É a primeira vez que a BBC Proms acolhe Fado.
Participe e ganhe prémios em concursos sobre a Aliança Luso-Britânica. Mais concursos serão anunciados aqui, subscreva a nossa newsletter ou as nossas redes sociais para receber atualizações sobre os concursos.
CONCURSO DE CURTAS POÉTICAS (até 2 de maio 2022)
O ‘Concurso de Curtas Poéticas’ é uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Vizela, em parceria com Portugal-UK 650.
Podem apresentar-se ao Concurso Curtas Poéticas projetos coletivos ou individuais. Os poemas concorrentes não devem ultrapassar os 140 carateres, sob pena de exclusão. O tema é “Alianças”.
Os poemas a concurso dividem-se em três categorias:
Infantil – até aos doze anos;
Juvenil – dos 12 aos 18 anos;
Adulto – mais de 18 anos.
Os interessados que pretendam participar no Concurso Curtas Poéticas podem postar os seus poemas na página de facebook do Concurso Curtas Poéticas em https://www.facebook.com/curtaspoeticas ou enviá-los via email para bmvizela@cm-vizela.pt, até ao dia 2 de Maio de 2022, com a indicação do nome e da categoria a que concorrem.
Serão atribuídos os seguintes prémios:
Na categoria infantil , serão oferecidos livros aos três primeiros classificados.
Na categoria juvenil os prémios atribuídos são os seguintes:
Na categoria adulto os prémios atribuídos são os seguintes:
Os poemas selecionados serão publicados num livro em data a definir.
Os participantes autorizam o uso dos seus textos.
Consulte aqui as Disposiçoes normativas do Concurso Curtas Poeticas e descarregue a Autorizaçao Parental caso necessário.
CONCURSO DE DESENHO (Candidaturas até 2 de Maio de 2022)
Concurso de Desenho ” Aliança Luso-Britânica; 650 anos do Tratado de Tagilde”, subordinado ao tema – Património material e imaterial do concelho de Vizela, com o objetivo de divulgar e promover esse mesmo património, com destaque para o Tratado de Tagilde, valorizando a expressão plástica e a capacidade criativa dos alunos das escolas do concelho.
CONCURSO CURTAS METRAGENS (candidaturas ate 31 de maio de 2022)
O ‘Concurso de Curtas-Metragens: Vizela segredos de um vale, Ediçao especial: Aliança’ é uma atividade organizada pelo departamento de juventude da Câmara Municipal de Vizela em parceria com Portugal-UK 650, que pretende promover e exibir projetos audiovisuais, em formato de curta-metragem. Os conteúdos multimédia finais terão como tema principal o conceito de “Aliança” e o concelho de Vizela.
O concurso destina-se a todas as pessoas entre os 14 e os 35 anos, independentemente da sua nacionalidade ou residência.
O prazo de candidatura termina a 31 de Maio de 2022.
Serão premiados as três melhores curtas-metragens, com os seguintes prémios:
1º Prémio: 500,00 euros
2º Prémio: 300,00 euros
3º Prémio: 150,00 euros
Consulte aqui as Disposiçoes normativas do Concurso de Curtas Metragens e a Autorizaçao Parental caso necessária.
Exposição “O Bolo de Noiva / The Wedding Cake” de Joana de Vasconcelos, na Waddesdon Manor, residência de Lord Rothschild em Buckinghamshire no Reino Unido.
Esta exposição é uma parceria com Waddesdon Manor, Rothschild Collections e o Atelier Joana de Vasconcelos.
A escultura, que representa festividade e alegria, tem doze metros de altura e foi inspirada nos edifícios barrocos e nas tradições cerâmicas que caracterizam a arquitetura de Lisboa. Cerca de 25 mil ladrilhos brilhantes, produzidos em Portugal, fazem com que a obra se assemelhe à cobertura glacé normalmente colocada sobre os bolos de casamento tradicionais. É o projeto mais ambicioso até à data de Joana de Vasconcelos.
Visitas publicas a partir de 18 de Junho até 26 de Outubro às quintas feiras das 10h30-16h30 e em vários domingos das 10h30-13h30.
Bilhetes a 15 libras no site da Waddesdon Manor.
Exposição “O Porto e o Reino Unido: 650 anos de História Partilhada 1373-2023”, MMIPO – Museu e Igreja da Misericordia do Porto, de 15 Julho a 30 de Novembro 2023.
Em parceria com o MMIPO uma exposição transversal abordando as relações comerciais, militares, cientificas e culturais incluindo destaque para o arquitecto John Carr (1723-1807), assim como as Visitas de Estado ao Porto.
Comissário: José Ferreira e Silva
“Exposição Portugal-UK 650” de 1 a 15 de Julho de 2022, na Biblioteca Municipal Craveiro da Silva de Braga, com trabalhos realizados em escolas e hospitais, incluindo os trabalhos realizados no âmbito do projeto Marinheiros da Esperança, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, as Forças Armadas de Portugal, a Marinha e Ministério do Mar.
Exposição ” O nosso futuro planeta” é uma exposição do Museu da Ciência de Londres organizado em parceria com a Embaixada do Reino Unido em Portugal, A exposição está patente na Praça da Republica de Braga de 8-10 de Julho de 2022 e de 12 a 31 de Agosto de 2022 no Museu da Sé de Braga.
Exposição PT-UK 650 inclui trabalhos escolares realizado pelo Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio de Braga. A exposição estará patente de 1 de Junho a 31 de Outubro de 2022 na EB 2/3 de Nogueira em Braga.
Coordenação: Sónia Cunha Rodrigues e Maria José Ferreira
Exposição “A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças” na Alfândega do Porto, Museu dos Transportes e Comunicações de 8 de fevereiro a 16 de Abril de 2023. A exposição inclui trabalhos realizados por crianças e jovens em pediatrias de hospitais, escolas e ensino especial da Santa Casa da Misericordia, incluindo trabalhos realizados no âmbito do projeto Marinheiros da Esperança em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, as Forças Armadas, a Marinha e o Ministério do Mar.
A exposição inclui uma mesa inspirada na gravura do almoço do rei D. Joao I com João de Gante, Duque de Lencastre, publicado em Chroniques d’Angleterre de Jean Wavrin, com trabalhos em materiais reciclados criados nas pediatrias de 27 hospitais de Portugal e Ilhas e a Santa Casa da Misericordia.
Coordenação: Ana Isabel Dias e Ana Paula Martins
Portugal-UK 650 é uma iniciativa que, celebrando o passado, está virada para o futuro e pretende que os valores defendidos no tratado e o exemplo dos 650 anos de amizade e paz entre as duas nações, inspire as gerações mais jovens, que são o futuro da nossa sociedade a promoverem uma cultura de paz e amizade nas suas comunidades. fazendo a diferença e contribuindo para um mundo melhor. Ao mesmo tempo, os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a sua história e herança cultural, assim como desenvolver várias competências.
Para além das sugestões de actividades que deixamos aqui no nosso website, lançamos o desafio às escolas para criarem os seus próprios projetos no âmbito das Comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica e partilharem connosco os vossos planos, projetos e actividades.
Salientamos que haverá exposições em Portugal e no Reino Unido onde figurarão uma seleção dos trabalhos realizados no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança. Lançamos o desafio a participarem com os vossos trabalhos.
Visita da Presidente de Portugal-UK 650, Maria Joao Rodrigues de Araujo à escola EB1 de Marco Canaveses.
Lançamos um desafio aos artistas a participarem nas comemorações da Aliança Luso-Britânica, partilhando o vosso talento com todos. Faça parte das comemorações, por exemplo através da criação de novas obras, novos espetáculos, performance e concertos de obras inglesas e portuguesas, etc.
Desde o início da Aliança, os comerciantes desempenharam um papel fundamental. O tratado de 1358, antes do início formal da Aliança, é esclarecedor a esse respeito. Na verdade, foram os mercadores e marinheiros portugueses que tomaram a iniciativa de enviar dois representantes à corte inglesa para pedir ao rei Eduardo um tratado comercial. Pedido a que o rei acedeu. Desta forma, este tratado – celebrado por um período de 50 anos – foi assinado pelo Rei D. Eduardo III de Inglaterra e D. Afonso Martins Alho, em representação dos mercadores do Porto e de Lisboa. Foi neste tratado que os mercadores negociaram pela primeira vez a livre circulação de pessoas e mercadorias entre os habitantes de Portugal e Inglaterra, Gasconha, Irlanda e País de Gales. Ao longo do século, os mercadores foram os principais condutores e defensores de um conjunto diversificado de liberdades comerciais e pessoais, como liberdade de residência, trânsito e religião, conferida nos vários tratados Luso-Britânicos a súbditos de uma parte nos territórios da outra. Nesse sentido, o Tratado de Westminster (10 de Julho de 1654) foi considerado a sua “Carta Magna”. Recordando o papel desempenhado pelos mercadores na Aliança, Portugal-UK 650 irá promover algumas iniciativas para fomentar as relações comerciais e de intercâmbio entre os dois países e para mostrar o que de melhor ambos os países têm para oferecer.